Mundo

Morreu Gaston Glock. Inventou uma das pistolas mais famosas do mundo

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 28-12-2023

O empresário austríaco Gaston Glock, inventor da famosa pistola com o seu nome, morreu esta quarta-feira aos 94 anos.

PUBLICIDADE

Glock, um dos homens mais ricos da Áustria, com uma fortuna estimada em mais de mil milhões de euros, morreu aos 94 anos, segundo a agência austríaca APA, que citou fontes da empresa.

A empresa, que no ano passado teve lucros superiores a 500 milhões de euros, garantiu em comunicado que “o filho de Gaston Glock o trabalho continuará no futuro com o mesmo espírito”.

PUBLICIDADE

Gaston Glock inventou uma pistola no início da década de 1980 que ficou famosa pela sua leveza, velocidade e mecânica infalível, e que se tornou uma arma amplamente utilizada, quer pelas forças de segurança, quer por grupos criminosos.

“Com visão de futuro, Gaston Glock construiu a sua empresa e levou-a ao topo do mundo com a Glock Perfection, de renome internacional. Foi responsável pela direção estratégica do Grupo GLOCK e dos seus funcionários até o fim”, sublinhou ainda a empresa.

PUBLICIDADE

publicidade

Fundada em 1963, esta empresa fabricava inicialmente objetos de consumo em plástico e madeira, até que no início da década de 1970 passou a produzir facas e acessórios militares.

O grande salto ocorreu quando a Glock ganhou um concurso do Exército austríaco, em 1980, para se equipar com uma nova pistola de serviço.

Glock, que não tinha experiência anterior com armas de fogo, criou uma pistola mais leve, pois utilizava peças plásticas de uma nova forma, muito fácil de desmontar, compacta, com mais balas por carregador e que nunca encravava.

A empresa possui fábricas em vários países, incluindo os Estados Unidos, um dos maiores e mais lucrativos mercados de armas do mundo.

Glock, que sempre se manteve afastado da vida pública, mesmo aplicando uma estratégia agressiva de denúncias contra meios de comunicação social que noticiavam sua empresa de forma negativa, tem dois filhos e uma filha.

Em 2011, Glock divorciou-se de Helga, a mulher com quem foi casado por 49 anos, e casou-se com Kathrin Tschikof, 52 anos mais nova.

A luta da ex-mulher por parte da fortuna da família atraiu a atenção dos ‘media’.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE