Morreu António Cabral Fernandes, uma das figuras mais emblemáticas do rugby da Académica e do desporto nacional.
Nascido em Angola e licenciado pelo INEF, Toni foi o primeiro jogador internacional de rugby fora de Lisboa. Representou a Académica, conquistando títulos históricos, como o Torneio de Abertura, dois Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal, e foi internacional pela Seleção Nacional em sete ocasiões.
Para além da carreira de jogador, destacou-se como treinador, orientando todos os escalões da secção de rugby da Académica e a Seleção Nacional de Juvenis. Em 1988, criou o programa de rugby da Licenciatura em Desporto e Educação Física da UTAD, lecionando a disciplina e colaborando com a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) na formação de treinadores e dirigentes.
PUBLICIDADE
Enquanto dirigente, Toni foi um dos fundadores do Comité Regional de Rugby do Centro e vice-presidente da FPR, contribuindo decisivamente para o crescimento da modalidade em Coimbra e na região.
O seu percurso foi reconhecido com diversas distinções, incluindo a Medalha de Mérito do Comité Olímpico de Portugal, a Medalha de Serviços Distintos da FPR, o Prémio Prestígio da AAC e a Medalha da Cidade da Câmara Municipal de Coimbra.
PUBLICIDADE