Mundo

Morreu antigo primeiro-ministro angolano França Van-Dunem

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-06-2024

O antigo primeiro-ministro angolano, deputado e ex-embaixador em Portugal Fernando José de França Van-Dúnem morreu hoje em Portugal, aos 89 anos, disseram à Lusa fontes diplomáticas e parlamentares.

PUBLICIDADE

Numa nota de condolências enviada à agência Lusa, a embaixadora angolana em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, expressou pesar pela morte de França Van-Dúnem, vítima de doença, que considerou “defensor incansável e inquebrável dos melhores valores nacionalistas e do bem-estar do povo”.

França Van-Dúnem, nascido a 24 de agosto de 1934, foi primeiro-ministro de Angola por duas vezes, entre 1991 e 1992 e de 1996 a 1999, vice-ministro das Relações Exteriores e ministro da Justiça.

PUBLICIDADE

O antigo deputado da bancada parlamentar do MPLA, presidiu à Assembleia Nacional (parlamento angolano) de 1992 a 1996.

Entre 1982 e 1986 foi embaixador de Angola em Portugal e Espanha, depois de ter desempenhado essas funções, entre 1979 e 1982, na Bélgica, Países Baixos e Comunidade Económica Europeia.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Foi também vice-presidente da União Africana e membro do Parlamento Africano e professor de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola. 

Endereçando condolências à família, Maria de Jesus Ferreira sublinhouue o legado de França Van-Dúnem “permanecerá para sempre vivo” nas memórias e servirá de exemplo “para as gerações mais novas continuarem empenhadas em trabalhar fazer de Angola um país cada vez melhor”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE