Vamos

“Morcegos por cordas” no Sarau da Festa das Latas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-10-2022

A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, o Coro Misto da Universidade de Coimbra, o Orfeon Académico de Coimbra e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra anunciaram que não atuam no Sarau da Festa das Latas e Imposição das Insígnias que decorre esta segunda-feira nos jardins da AAC.

PUBLICIDADE

Leia o comunicado:

“Serve o presente documento para informar toda a comunidade académica de que as entidades signatárias não marcarão, este ano, presença no Sarau Académico da Festa das Latas e Imposição de Insígnias. 

PUBLICIDADE

A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, o Coro Misto da Universidade de Coimbra, o Orfeon Académico de Coimbra e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra orgulham-se de representar a Cultura da Academia de Coimbra e têm como objetivo partilhá-la com os estudantes, sendo o Sarau da Festa das Latas e Imposição das Insígnias um dos momentos mais importantes do ano para tal. 

Considerando que: 

PUBLICIDADE

publicidade
  • O Sarau da Festa das Latas e Imposição de Insígnias é um evento de grande importância para a Academia e, em especial, para os Grupos Académicos, que se realiza tradicionalmente durante a Latada, no período de interrupção letiva. 
  • A data escolhida para a realização do Sarau, uma segunda-feira, implica que este evento decorra fora do período oficial da Festa das Latas e, portanto, não se enquadre na interrupção letiva, representando uma desvalorização do Sarau e consequente desvalorização dos Grupos Académicos que nele participam. 
  • O Sarau foi originalmente projetado com início às 17h00, verificando-se a inviabilização da presença de vários membros dos grupos académicos, uma vez que é ainda período de aulas. 
  • O soundcheck, momento crucial de preparação de qualquer espetáculo com componente musical, não estava previsto num primeiro momento, e após pedido expresso dos grupos, iria ser realizado durante o horário letivo, tornando uma vez mais impossível a presença de muitos dos membros dos grupos. 
  • O local escolhido para a realização do Sarau não permite proporcionar aos Grupos Académicos as condições ideais para as suas atuações, bem como para o público, desvirtuando a própria importância do evento. 
  • A alimentação proporcionada aos membros dos grupos, consistindo em 2 cachorros quentes e 1 senha de bebida por elemento do grupo, não constitui, no nosso entender, uma opção digna, sendo que o pressuposto deveria partir da garantia de uma refeição quente por músico. 

Verificamos que as condições proporcionadas aos Grupos Académicos são insuficientes e desrespeitosas, tornando as respetivas atuações inviáveis. Todos os tópicos que inviabilizam a nossa participação no Sarau foram comunicados à Comissão Organizadora da Festa das Latas e Imposição de Insígnias, não se tendo verificado alterações significativas. 

Esta não é, de todo, uma questão recente. A posição agora adotada é o resultado de vários anos de reivindicação por parte dos Grupos Académicos. Assim, no presente momento, entendemos que esta é uma mensagem clara para a Comissão Organizadora da Festa das Latas e Imposição de Insígnias. Não é uma decisão fácil ou que nos alegre, antes pelo contrário. Esperamos que no futuro não voltem a ser propostas condições tão pouco dignas, que não representam o trabalho e a qualidade dos Grupos Académicos. 

Lamentamos o transtorno a todos aqueles que contariam assistir às nossas atuações. É a mais sincera vontade de todas as entidades e do seu maior interesse que este tipo de situações não se repita; que a cooperação e o respeito mútuo sejam valores tidos em conta em futuras colaborações com as Comissões Organizadoras (tanto da Festa das Latas e Imposição de Insígnias como da Queima das Fitas); e que toda a comunidade demonstre compreensão pela posição aqui adotada. 

Coimbra, 3 de outubro de 2022 

Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra 

Coro Misto da Universidade de Coimbra 

Orfeon Académico de Coimbra 

Tuna Académica da Universidade de Coimbra”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE