Primeira Página
Morango do Amor: Negócio artesanal em Coimbra que surfou na onda das tendências digitais

Num cenário cada vez mais marcado por tendências efémeras e virais, há negócios que conseguem transformar uma ideia simples em sucesso. É o caso do Morango do Amor, que se tornou um verdadeiro caso de estudo do empreendedorismo gastronómico. “Dá trabalho, sim. Mas o retorno compensa, não só em vendas, mas também no reconhecimento”, contam os confeiteiros, Nathalie e Gustavo Reche, da BrigaDelícia.
O Notícias de Coimbra foi apurar a produção artesanal que tem uma média diária de 100 unidades com procura elevada. “Vendemos entre 80 a 100 morangos por dia. Se tivéssemos capacidade de produção maior, venderíamos mais. As pessoas procuram, recomendam e o produto viralizou”, afirmam.
PUBLICIDADE
Para garantir esse sucesso, os morangos são frescos e seleccionados um a um, diariamente. “O nosso foco é a qualidade. Tudo é feito à mão, em pequenas quantidades, para garantir frescura e consistência”.
O negócio funciona com uma combinação de encomendas antecipadas, vendas directas ao balcão e pedidos através de aplicações de entrega. “Muitas vezes, a meio da tarde, já esgotámos o stock. Há clientes que vêm só para ver, mas ao olharem para o doce na vitrine, acabam por comprar — e voltam”, conta Nathalie.
A compreensão do consumo das tendências actuais tem a ver com produtos bonitos, fotogénicos e com forte apelo na rede. O Morango do Amor encaixa perfeitamente nesta lógica. “É um doce visualmente apelativo que chama a atenção no Instagram e no TikTok. Isso tem sido fundamental para o nosso crescimento orgânico”.
Sobre o futuro, Nathalie e Gustavo estão conscientes da natureza volátil dessa ou de outras tendências. “Sabemos que toda a moda tem o seu ciclo. Mas enquanto houver procura, continuaremos a fazer com o mesmo cuidado. E mesmo que o ‘boom’ passe, o morango do amor vai continuar na nossa ementa, talvez como produto exclusivo por encomenda”.
O caso do Morango do Amor mostra como um pequeno negócio, com uma proposta clara e bem executada, pode destacar-se num mercado saturado. A equipa da BrigaDelícia, vende doces, experiência, estética e, sobretudo, um produto com identidade.
No Brasil, o Morango do Amor impulsionou de forma expressiva a logística aérea da fruta. Segundo a Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, o transporte de morangos no país cresceu 826% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
Clique para ver a fotogaleria:



PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.