Coimbra

Monzaraz vence Bairrada

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 25-11-2014

Reguengos de Monsaraz  será a Cidade Europeia do Vinho para 2015! A vitória dos alentejanos representa uma grande derrota para a Bairrada, que não  na hora da verdade não teve argumentos suficientemente fortes para convencer a assembleia geral da Rede Europeia das Cidades do Vinho, entidade que está para o precioso néctar como a UEFA está para o futebol.

PUBLICIDADE

O desaire de  Excellentia Vini  da Bairradina que integrava os municípios de Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro foi testemunhado pelo presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que integrou a comitiva de autarcas locais que se deslocaram a Jerez de La Frontera, Espanha, onde foi decidido que o projecto de Monsaraz é melhor que o da Bairrada e do Alvarinho de Melgaço e Monção, outra das candidatas.

João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, tinha dito durante a apresentação do projecto que um dos pontos fortes da candidatura que não convenceu os membros da Rede Europeia das Cidades do Vinho, são “as características de um território que se estende do mar até à serra, entre as cidades de Coimbra e Aveiro, que são, simultaneamente, pólos de forte atração turística e grandes de cultura e ciência em Portugal”.

PUBLICIDADE

publicidade

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que esteve acompanhado em Espanha pelo Presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, já afirmou que a vitória “é uma enorme honra e um sentimento de missão cumprida”.

A candidatura de Reguengos de Monsaraz apresentou como pontos mais relevantes a realização de eventos como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, Mercado Esporão Slow Food Alentejo, estágio para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região, presença na loja da ANA – Aeroportos de Portugal e ações de promoção nos aeroportos nacionais, participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a instalação do espaço “Vinho com Arte” no Palácio Rojão, para exposição, promoção, venda e provas de vinhos do concelho.

PUBLICIDADE

Na área da promoção internacional, Reguengos de Monsaraz pretende estar presente na ExpoVinis Brasil, ForumVini Munique, London Wine Fair, Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas (Bélgica), Assembleia Geral da Retecork (Itália) e no Parlamento Europeu. A autarquia vai ainda colocar nova sinalização turística para os enoturismos e produtores de vinho do concelho.

A Bairrada para a “Cidade Europeia do Vinho/2015” tinha proposto 72 ações, mas apenas 21 seriam organizadas especificamente nesse âmbito, como a Gala Cidade Europeia do Vinho/2015, a Assembleia Geral da Recevin, o Wine Winter And Summer School, a Conferência Ibérica do Enoturismo, o seminário sobre “O Cluster do Vinho como Fator Impulsionador da Região” e o Ix In Vino Analytica Scientia Symposium, entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE