Vamos

“Montra das Artes & Ofícios” volta à Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 15-12-2023

As ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz acolhem, no próximo domingo, dia 17 de dezembro, mais uma edição da “Montra das Artes & Ofícios”, inserido no programa Coimbra Natal’23.

PUBLICIDADE

O evento promove a salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região nas suas diferentes expressões artísticas de cunho artesanal, com trabalho ao vivo. A iniciativa decorre das 9:00h às 19:00h, integrando uma oficina de cerâmica figurativa e uma apresentação de folclore.

A “Montra das Artes & Ofícios” dinamiza a Baixa de Coimbra, com a presença de cerca de 20 expositores que irão divulgar as artes e os ofícios tradicionais, que se encontram em permanente diálogo com as criações artísticas contemporâneas.

PUBLICIDADE

Nesta edição, inserida no programa de Natal da autarquia, a iniciativa será enriquecida com a realização de uma oficina de cerâmica figurativa, às 11:00h, a cargo da artesã Maria do Carmo Alves, de Vila Nova de Gaia. A iniciativa dispensa inscrição e é dirigida às famílias. Já no período da tarde, às 15:00h, o evento será animado com a presença do Grupo Folclórico de Coimbra.

O espaço público vai, assim, transformar-se numa ‘montra’ ao ar livre das 9:00h às 19:00h, onde a criação de produtos com recurso a diversificadas técnicas e matérias-primas pode ser apreciada ao vivo, já que a demonstração das várias fases de conceção das peças estará integrada no evento.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa desafia os visitantes a explorar o património material e imaterial que Coimbra e a região oferecem pelas mãos de diversos autores.

A “Montra das Artes & Ofícios” resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Coimbra com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, e tem uma periodicidade mensal, realizando-se nos terceiros domingos de cada mês.

O evento, que potencia o saber fazer ligado às artes e ofícios tradicionais, voltará às ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz em 2024.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE