Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Montemor-o-Velho recebe Mundial Universitário de Canoagem

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 31-05-2016

Foi apresentada esta terça-feira, na Universidade de Coimbra, a 7ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016, que se realiza de 7 a 10 de junho em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

fadu

A competição a decorrer no Centro de Alto Rendimento vai contar com a presença de países dos cinco continentes e cerca de 250 atletas. Na convocatória da Seleção Universitária Portuguesa divulgada também nesta ocasião há 24 atletas estudantes (17 homens e 7 mulheres) que pertencem a nove instituições de ensino superior, sendo a Universidade de Coimbra com oito convocados a que contribui com maior número de atletas que, na esmagadora maioria, residem em permanência no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisca Laia é o nome mais conhecido da lista divulgada esta terça-feira, até porque é o único que está já apurado para os Jogos Olímpicos. Existem outros elementos sobre quem recaem muitas expectativas, uma vez que têm bons históricos a nível internacional nas categorias de juniores e sub 23.

“É a primeira vez que se organiza em Portugal um Campeonato do Mundo de Canoagem e este evento foi-nos atribuído em condições muito especiais e de urgência. Só a convergência de vários parceiros tornou esta organização possível”, congratulou-se Mário Santos, Presidente do Comité Organizador, aproveitando para saudar a forte união entre Universidade de Coimbra, Federação Académica de Desporto Universitário, Associação Académica de Coimbra, Federação de Canoagem e os Municípios de Montemor-o-Velho e Coimbra que permitiu trazer o evento para Portugal.

PUBLICIDADE

Os Mundiais Universitários de Canoagem estiveram inicialmente previstos para o mês de setembro, no México, mas acabaram por ser cancelados e Portugal aceitou o desafio para, em tempo recorde, organizar o evento.

Na cerimónia o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Felix, elogiou a capacidade de organização de todos os parceiros e destacou a presença na Seleção Nacional Universitária de alguns dos atletas que fazem parte dos convocados olímpicos que vão estar presentes no Rio de Janeiro, entre eles a estudante do 4º ano de Medicina, Francisca Laia.

No discurso de Daniel Monteiro, Presidente da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário foi salientado o Mundial Universitário de Canoagem como um evento estratégico. “Encaramo-lo assim porque representa a nossa estratégia de desenvolvimento da prática desportiva associada à formação superior. Defendemos que Portugal e as suas instituições são capazes de promover estas condições aos atletas para a definição de percursos que conciliem a vida académica com o fomento desportivo. Esta é a nossa aposta, é algo em que acreditamos como projeto de futuro.”

Em termos desportivos, Daniel Monteiro acredita que este é um evento que coloca definitivamente Coimbra no mapa do Desporto Universitário e nele deposita grandes expectativas em termos de resultados.

O Presidente da FADU destacou ainda a forte parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem afirmando que é um exemplo de colaboração para outras federações desportivas.

Por último, o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, deu ênfase ao investimento que a instituição está a fazer a vários níveis para a promoção do Desporto Universitário.

“Esta prática representa para nós um ativo importante. Estamos a fazer a recuperação de infraestruturas como o Estádio Universitário e uma série de eventos que permitem dar condições e motivar todos para o desporto. O Mundial de Canoagem é mais um passo nesse sentido”.

Em jeito de alegoria e aludindo às técnicas da modalidade, João Gabriel Silva afirmou que todos têm de estar alinhados e sincronizados, caso contrário é mais difícil obter resultados. ”Em Coimbra e em Portugal, de uma maneira geral, não somos muito conhecidos por conjugar estas vontades como aconteceu no caso da organização do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem, por isso expresso a minha palavra de apreço para a conjugação de esforços e de interesses.”

A Cerimónia de Abertura do 7º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016 vai acontecer na terça-feira, 7 de junho, às 18 horas, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. As provas realizam-se entre 8 e 10 de junho.

A última participação de Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem foi em Kazan, na Rússia, em 2013, onde se destacou Fernando Pimenta em K1 ao vencer as provas de 500 e 1000 metros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com