Conecte-se connosco

Montemor-o-Velho avança com criação de Parque Urbano Ribeirinho

Publicado

em

O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, vai reabilitar a frente ribeirinha da vila voltada para o rio Mondego, com um projeto de fruição e lazer, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Emílio Torrão.

frente ribeirinha3

“Vai ser uma obra emblemática, que era uma ambição muito antiga da população”, salientou o autarca, que espera até final do mandato concretizar o projeto de obras, um investimento superior a 1,6 milhões de euros.

O anteprojeto do Parque Urbano Ribeirinho de Montemor-o-Velho, que se estende por 1,5 quilómetros, entre as pontes das Lavandeiras e da Lagoa, foi aprovado, por unanimidade, na segunda-feira.

Segundo Emílio Torrão, a obra vai ser dividida em duas fases e terá comparticipação a 85% pelo Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU).

“Este é um dos projetos-bandeira, emblemáticos e estruturantes deste executivo e do concelho, na medida em que vai criar uma infraestrutura que dignifica e coloca Montemor-o-Velho a um nível muito elevado”, sublinha.

O autarca destaca a “nova vida” do antigo leito do rio Mondego, antes de ser desviado, com a sua transformação num espaço de lazer que será o “cartão de visitas” da vila.

O futuro Parque Urbano Ribeirinho de Montemor-o-Velho prevê, por exemplo, a criação de percursos ribeirinhos interpretativos, pedonais e cicláveis, a reabilitação do edificado existente (sanitários) e a criação de novos espaços de fruição coletiva junto às margens, com reforço dos espaços verdes.

“Este espaço, através da criação de diversas infraestruturas, será também a base de um futuro parque temático”, acrescentou o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com