No coração do Baixo Mondego, na aldeia de Santo Varão, em Montemor-o-Velho, a tradição ganha corpo e ritmo com a Moda dos Cús, uma dança folclórica preservada pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego.
Executada durante todo o ano, esta coreografia única evoca as raízes agrícolas da região, aliando música, movimento e memória coletiva.
PUBLICIDADE
Com passos marcados e letras que refletem o quotidiano do trabalho no campo, a dança é muito mais do que entretenimento: é um testemunho vivo da identidade cultural local, descreve o Guia dos 114 Locais Únicos da Região de Coimbra. O nome, apesar de provocar sorrisos, tem uma origem terna — “cú” como diminutivo de coração — e está associado a um momento brincalhão entre pares, marcado pelo choque das ilhargas, num gesto de cumplicidade e afeto.
A Moda dos Cús é presença habitual em festivais e encontros culturais, onde continua a cativar novas gerações. Mais do que uma coreografia, é um elo entre o passado e o presente, dançado ao compasso da tradição que resiste ao tempo.
Para quem desejar mergulhar nesta tradição e passar a noite por perto, uma excelente opção é o Cantinho dos Moinhos, alojamento recentemente renovado que oferece ambiente tranquilo com jardins e piscina exterior, estacionamento gratuito, ideal para casais ou famílias, informa o Booking.
Depois da dança e do descanso, nada melhor do que jantar no O Clandestino Baixo Mondego. Apesar de ainda recente, o restaurante conquistou cinco estrelas em duas avaliações no TripAdvisor, sendo destacado pela “decoração simples”, ambiente acolhedor com música de fundo, atendimento amigável e sabor de qualidade, especialmente nos hambúrgueres.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE