Região

Montemor-o-Velho repara dois troços alternativos ao trânsito na ponte de Alfarelos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-01-2023

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai receber 750 mil para reparar dois troços de estrada, que servirão de desvio durante as obras na ponte em Alfarelos sobre o Mondego.

PUBLICIDADE

O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, aprovou hoje, por unanimidade, na reunião do executivo camarário, o protocolo de colaboração técnica e financeira para a conservação de dois troços da estrada marginal do leito central do rio Mondego.

“Houve um acordo entre o ministro das Infraestruturas e da Habitação [na altura, Pedro Nuno Santos], o ministro do Ambiente [Duarte Cordeiro], a APA [Agência Portuguesa do Ambiente], a Câmara de Montemor-o-Velho e Câmara de Soure, no sentido de reconstruir minimamente, temporariamente, estes dois troços das Estrada do Campo, destes caminhos agrícolas, por forma a desviar o trânsito de pesados por essas estradas”, afirmou hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

PUBLICIDADE

publicidade

Em causa estão os dois troços de estrada, com uma extensão total de 9.270 metros, correspondentes à margem esquerda da estrada de manutenção do leito central do rio Mondego entre a Estrada Nacional 341 (EN341), em Alfarelos, e a ponte de Verride.

O outro troço corresponde à margem direita entre a ponte de Verride e a passagem hidráulica no leito abandonado do Mondego, em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

Está também prevista a pavimentação da ponte de Verride e respetivos acessos das margens esquerda e direita.

“Como é urgente fazer essa obra, a Câmara de Montemor, que tem capacidade própria para fazer a obra, vai receber 750 mil euros para fazer a reparação desses dois caminhos agrícolas, desses dois troços em questão”, sublinhou o autarca.

Emílio Torrão deu ainda nota de que já se iniciaram os trabalhos de reparação dos troços e que a obra demorará três ou quatro meses.

Após as obras na ponte em Alfarelos, a estrada que merecerá agora intervenção por parte da autarquia “passa novamente a caminho agrícola”, já que esta intervenção é apenas uma “solução temporária”.

O tráfego na ponte sobre o rio Mondego em Alfarelos, no concelho de Soure, será cortado durante um ano para obras de reabilitação.

A Câmara de Montemor-o-Velho já tinha proibido a circulação de pesados de mercadorias nas freguesias de Pereira, Santo Varão, Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, que podiam servir de desvio da ponte.

Até à conclusão desta obra, de reparação destes dois troços, os veículos devem circular pelos percursos alternativos sinalizados pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Os veículos ligeiros devem utilizar a EN341 e a M601, passando por Verride e Vila Nova da Barca, enquanto o trânsito de veículos pesados tem de fazer-se através da EN342, seguindo por Soure e Louriçal até à EN109 ou A17, ou utilizar a EN347, na direção de Condeixa-a-Nova, até ao IC2 ou A1.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE