Desporto
Montemor-o-Velho: Quinteto luso aponta aos pódios dos Mundiais de canoagem de juniores e sub-23

Portugal vai fazer alinhar 59 canoístas nos Campeonatos do Mundo de velocidade de juniores e sub-23, de quarta-feira a domingo, em Montemor-o-Velho, com destaque para cinco candidatos às medalhas.
Em sub-23, Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves, em K2 500 metros e o primeiro em K1 200, e Beatriz Fernandes, em C1 200, concentram as maiores expectativas de Portugal, habitual participante no medalheiro dos grandes eventos internacionais.
PUBLICIDADE
Nos juniores, destaque para Hugo Carvalho, recentemente medalha de bronze europeu em K1 200 metros, e que também vai competir em K2 500 com Gonçalo Costa, com o qual foi prata em Bascov, na Roménia.
Em junho, Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves sagraram-se campeões europeus absolutos em K4 500 metros, juntamente com os olímpicos João Ribeiro e Messias Baptista, em Racice, na República Checa.
Agora, a dupla junta-se no K2 500 metros, distância em que foram vice-campeões mundiais Sub-23 em 2022, em Szeged, na Hungria.
Pedro Casinha, um atleta mais explosivo, participará também no K1 200 metros, tripulação na qual detém o título mundial júnior de 2021.
Beatriz Fernandes despontou nas maratonas, porém a limiana sempre alimentou o sonho olímpico e tem sobressaído igualmente na pista, como o comprovam o título mundial júnior em C1 200 metros em 2022, em Szeged, a catedral da modalidade, onde garantiu ainda o bronze nos 1.000 metros e a prata no C2 500 metros misto, em parceria com Martim Azevedo.
O escalão júnior é mais dado a surpresas, com todos os 66 países presentes nestes Mundiais a apresentarem novas esperanças, com a formação lusa a confiar nos bons desempenhos de Hugo Carvalho, tanto a solo como em equipa.
A competir em ‘casa’, com custos logísticos significativamente menores, a Federação Portuguesa de Canoagem pôde alargar o leque de convocados até um recorde de 59 canoístas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE