Região

Montemor-o-Velho investe 2,2 milhões na área da educação neste ano letivo

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 21-09-2023

 A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a investir 2,2 milhões de euros (ME) na área da educação, para o ano letivo 2023/2024, nomeadamente na requalificação da escola de Meãs do Campo e na gratuitidade dos passes escolares.

PUBLICIDADE

“A minha convicção é que estamos a fazer um excelente trabalho nesta área e a dar as respostas, mas será sempre um projeto inacabado. Há sempre necessidade de melhorar, de diversificar, de nos adaptarmos às novas tecnologias, aos novos paradigmas”, disse hoje à agência Lusa a vice-presidente do município com o pelouro da Educação, Diana Andrade.

A Câmara Municipal vai avançar, em novembro, com recursos próprios, a obra de requalificação da EB1 de Meãs do Campo, no concelho de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, orçada em 250 mil euros.

PUBLICIDADE

“Estamos a falar de uma escola que é muito antiga. As crianças para irem ao quarto de banho tinham de vir à rua para ir a um telheiro. Isto é impensável continuar assim”, aponta.

Considerando que a empreitada vai começar brevemente, os alunos já iniciaram o ano letivo fora daquele edifício.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia está também a investir 225 mil euros em programas educativos para este ano letivo, no alargamento das opções das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) e com a oferta dos livros de fichas.

Este ano, os alunos para além da atividade físico desportiva têm acesso, por exemplo, à robótica e programação, à CRIARTE que engloba música, coreografia, dança, teatro, e pintura, assim como a atividades de cidadania, onde as crianças podem brincar às profissões.

“Vamos ter aqui um conjunto de interesses que eles [os alunos] podem explorar. […] O nosso intuito é que sejam coisas [atividades] interessantes, que eles próprios tenham vontade de estar lá”, sublinha.

Ao nível das Atividades de Apoio à Família (AAF), o município disponibiliza resposta na área da atividade física, inglês e ‘yoga’ e natação.

Este ano, a Câmara Municipal introduziu a gratuitidade da natação, uma vez por semana, para todas as crianças dos jardins de infância da rede pública do concelho.

“É uma forma de fomentar a prática desportiva das respostas náuticas, quando nós temos um centro náutico de excelência”, acrescenta.

No que respeita ao transporte escolar o investimento totaliza cerca de 554 mil euros, que inclui nomeadamente a gratuitidade dos passes escolares para todos os alunos do concelho, transportes especiais ou visitas ao concelho, para fomentar o contacto com a sua identidade, história e cultura.

A autarquia destina ainda mais de um milhão de euros para as refeições escolares, 15 mil euros para o material de desgaste e 20 mil euros para a renovação de mobiliário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE