Coimbra

Montemor-o-Velho evocou 25 de Abril com comemorações na internet

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-04-2020

“Depois de tempestades e inundações, [o início de 2020] assolou-nos com um vírus desconhecido. Em Abril, neste dia tão importante para Portugal, está nas nossas mãos, de todos nós, sem exceção, travar esta pandemia que nos deixou em suspenso… Mostrar a nossa força, resiliência e alma. Transformar situações imperfeitas em oportunidades. Inovar, progredir. Procurar ser original, preservando os nossos valores, a nossa cultura, a nossa identidade. Continuar a afirmarmo-nos coletivamente enquanto comunidade. Dar vida e corpo à liberdade”.

PUBLICIDADE

As palavras são do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, e fazem parte da mensagem que o edil montemorense fez questão de deixar nas redes sociais e plataformas online do município montemorense, no dia 25 de abril, por ocasião do 46º aniversário do 25 de Abril de 1974.

PUBLICIDADE

Com esperança e confiança no futuro, Emílio Torrão, foi perentório: “A verdadeira revolução afirma-se e reside em cada um de nós! Hoje, apesar desta imperiosa necessidade de nos afastarmos para nos protegermos, a força de Abril está ainda mais viva e perfeita. Tal como naquela madrugada de há 46 anos, esta síncope que nos assola não nos impede de batalhar por um amanhã melhor… Não nos tira os sonhos, nem a vontade de continuar a construir a nossa revolução”.

“Nesta casa da democracia, continuamos diariamente, todos, em conjunto, independentemente dos partidos políticos, a trabalhar pelas pessoas, por cada um e por todos os Munícipes, com responsabilidade, seriedade, ponderação, arrojo e ambição. Está nas nossas mãos, de todos e de cada um de nós, continuar a revolução que Abril nos deu”, concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

De igual modo, também o presidente da Assembleia Municipal Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, na sua mensagem escrita, ao evocar os valores de Abril e a “capacidade de superação dos habitantes do Concelho de Montemor-o-Velho”, referiu: “acredito que o futuro vai reforçar os valores da Liberdade, da Democracia e da Participação, que brotaram em Abril”.

Ao deixar palavras de agradecimento e de reconhecer “o esforço de todos os envolvidos nas comemorações que estavam a ser preparadas” e que, por força da pandemia, tiveram que ser alteradas, Fernando Ramos mostrou-se confiante de que “a próxima comemoração plena do 25 de Abril de 1974 será mais uma lição de futuro” e avançou: “Seremos sempre Abril enquanto conseguirmos cuidar uns dos outros; Seremos sempre Abril enquanto fizermos das nossas diferenças a nossa determinação para construirmos uma sociedade mais forte e mais justa; Seremos sempre Abril enquanto nos assaltar a dúvida de que poderemos fazer sempre mais e melhor…”.

O programa evocativo do 46º aniversário do 25 de Abril de 1974 contou também com a cerimónia do Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional, nos Paços do Município, transmitida em direto no facebook do Município, e com a apresentação de vídeos alusivos à Revolução dos Cravos, preparados pelas filarmónicas do concelho.
Seguindo a cronologia dos acontecimentos que desencadearam o 25 de Abril de 1974, o programa começou no dia 24 de abril, com a interpretação da AMA – Academia Musical Arazedense do tema “E Depois do Adeus”, a primeira senha radiofónica para os militares envolvidos na revolução.

Num segundo momento, 40 músicos de uma das mais antigas filarmónicas do país, apesar de isolados devido à pandemia, uniram-se a uma só voz, a da música, para afirmarem a grandeza de Abril. Num vídeo carregado de emoção, a AFUV – Associação Filarmónica União Verridense apresentou o tema “Grândola, Vila Morena”.

Ao longo do dia 25 de abril, também a FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira encantou com a interpretação de “Cantar da Emigração”, acompanhada por imagens que demonstram a beleza daquela localidade.

A Associação Filarmónica 25 de Setembro fechou o programa comemorativo com a interpretação do Hino Nacional e a apresentação de um conjunto de fotografias daquela data histórica que marcou Portugal.

O programa comemorativo pode ser revisitado em: www.cm-montemorvelho.pt, Facebook www.facebook.com/municipio.montemorvelho, Youtube www.youtube.com/municipiomontemorovelho, Instagram www.instagram.com/municipio_montemorovelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE