Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Montemor-o-Velho desenvolve projeto de observação de aves no Paul do Taipal

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 16-06-2021

O município de Montemor-o-Velho está a desenvolver o projeto “Birdwatching no Paul do Taipal” para criar condições para observação de centenas de espécies no seu habitat natural, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

De acordo com o município, no Baixo Mondego, este projeto para a observação de aves, orçado em 180 mil euros, visa a conservação, proteção, promoção e o desenvolvimento do património natural e cultural existente em Montemor-o-Velho e, em particular, do Paul do Taipal.

As intervenções incluem a reabilitação dos observatórios já existentes, bem como a construção de um novo, sendo “complementados pela definição de um percurso, composto uma parte em passadiço e outra por caminhos em terra batida, por forma a permitir, por um lado, a visitação de todo o paul, mas, por outro, a menor intrusão naquele espaço”, refere a Câmara, numa nota de imprensa divulgada hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

A empreitada, que deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano, contempla a “colocação de equipamentos de apoio, tais como papeleiras, mesas, estacionamento para bicicletas, bebedouros, bem como sinalética, uma mesa interpretativa e a produção de material promocional”, adianta aquele município do distrito de Coimbra.

A iniciativa será realizar pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

PUBLICIDADE

A obra vai ser efetuada fora do período de nidificação, de modo a provocar o menor impacto possível junto da avifauna existente.

O projeto “Birdwatching no Paul do Taipal” representa um investimento municipal superior a 180 mil euros, sendo cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro Portugal 2020, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com