Conecte-se connosco

Região

Montemor-o-Velho desenvolve projeto de observação de aves no Paul do Taipal

Publicado

em

O município de Montemor-o-Velho está a desenvolver o projeto “Birdwatching no Paul do Taipal” para criar condições para observação de centenas de espécies no seu habitat natural, foi hoje anunciado.

De acordo com o município, no Baixo Mondego, este projeto para a observação de aves, orçado em 180 mil euros, visa a conservação, proteção, promoção e o desenvolvimento do património natural e cultural existente em Montemor-o-Velho e, em particular, do Paul do Taipal.

As intervenções incluem a reabilitação dos observatórios já existentes, bem como a construção de um novo, sendo “complementados pela definição de um percurso, composto uma parte em passadiço e outra por caminhos em terra batida, por forma a permitir, por um lado, a visitação de todo o paul, mas, por outro, a menor intrusão naquele espaço”, refere a Câmara, numa nota de imprensa divulgada hoje.

A empreitada, que deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano, contempla a “colocação de equipamentos de apoio, tais como papeleiras, mesas, estacionamento para bicicletas, bebedouros, bem como sinalética, uma mesa interpretativa e a produção de material promocional”, adianta aquele município do distrito de Coimbra.

A iniciativa será realizar pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A obra vai ser efetuada fora do período de nidificação, de modo a provocar o menor impacto possível junto da avifauna existente.

O projeto “Birdwatching no Paul do Taipal” representa um investimento municipal superior a 180 mil euros, sendo cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro Portugal 2020, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link