Primeira Página

Montemor-o-Velho de luto pela morte de Manuel Carraco dos Reis

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 20-07-2025

Imagem: Município Montemor-o-velho fb

O Município de Montemor-o-Velho está de luto pela morte de Manuel Marques Carraco dos Reis, figura incontornável da vida política, cívica e associativa do concelho.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O falecimento foi anunciado com profundo pesar pela autarquia, que decretou dois dias de luto municipal em homenagem à sua vida e legado.

PUBLICIDADE

“Oriundo de uma família de pequenos agricultores, iniciou o seu percurso escolar em Porto Godinho, frequentou o seminário e concluiu o Curso Geral dos Liceus na Figueira da Foz.”, escreve o município. “Prosseguiu os estudos em Coimbra, onde concluiu o Curso do Magistério Primário e iniciou a sua atividade como professor, tendo, simultaneamente, frequentado a Faculdade de Direito. Interrompeu a licenciatura para cumprir serviço militar, tendo integrado, em 1967, o Batalhão de Cavalaria na Guiné.”, completa.

Na política, foi deputado à Assembleia da República durante a V Legislatura, eleito pelo Partido Social Democrata. Em Montemor-o-Velho, desempenhou funções como presidente da Assembleia Municipal (1986-1989) e como presidente da Câmara Municipal (1990-1993). A sua ação no poder local será eternamente recordada, tendo sido já homenageado na Galeria dos Presidentes dos Paços do Concelho.

Profundamente envolvido na vida associativa do concelho, esteve ligado aos Bombeiros Voluntários, ao Atlético Clube Montemorense e ao Rotary Clube de Montemor-o-Velho. A sua dedicação à Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho estendeu-se por quatro décadas, tendo sido provedor da instituição entre 2001 e 2025.

“A sua memória ficará para sempre ligada à história de Montemor-o-Velho”, destaca a autarquia em nota de pesar, que sublinha ainda o “reconhecimento pela sua dedicação, entrega e contributo cívico e humano”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE