Coimbra

Montemor-o-Velho cria equipa para identificar ninhos de vespa asiática

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-10-2019
 

 

PUBLICIDADE

Uma equipa multidisciplinar foi criada em Montemor-o-Velho para identificar ninhos de vespa asiática e esclarecer a população sobre esta espécie invasora, anunciou hoje a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

“Confirmar a existência de ninhos de vespa velutina, mais comummente conhecida por vespa asiática, dotar a população de mais conhecimento sobre a espécie invasora e a forma como deve atuar, assim como tranquilizar as pessoas e desmitificar algumas das ideias e comportamentos que têm vindo a acorrer, são alguns dos objetivos”, refere em comunicado a autarquia presidida por Emílio Torrão.

Ao longo desta semana, até sexta-feira, a equipa multidisciplinar está no terreno a verificar a existência de ninhos de vespa velutina em diversas povoações do concelho de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O município tem vindo a informar a população “relativamente às características de tal espécie e à forma de reduzir a sua ação”, mas continua a haver registo de “inúmeros casos de falsas ocorrências, sendo participadas espécies autóctones necessárias ao meio ambiente, resultando assim na perda de tempo para intervir nos casos realmente necessários”.

O plano de intervenção da equipa multidisciplinar foi preparado pela GNR de Montemor-o-Velho, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil, Defesa da Floresta e Espaço Rural.

Constituída por um sapador florestal e um agente do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a equipa entrou em ação na segunda-feira.

A par do trabalho de identificação dos ninhos de vespa asiática, a Proteção Civil de Montemor-o-Velho “continua a eliminar os ninhos anteriormente identificados”, informa a Câmara Municipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE