Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Montemor-o-Velho cria Centro Interpretativo para dar a conhecer o concelho

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 07-06-2023

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho abriu ao público o Centro Interpretativo para dar a conhecer o concelho, de forma gratuita, desde o antigamente até aos dias de hoje, numa iniciativa orçada em cerca de 180 mil euros.

PUBLICIDADE

Este espaço, instalado na antiga Galeria Municipal, vai permitir dar a “conhecer o concelho em profundidade, sem limites”, disse hoje, na inauguração do espaço, o presidente do município de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

No rés-do-chão, os visitantes podem conhecer o Município como está atualmente, através de jogos para os mais novos ou através de uma parede multimédia com vários vídeos.

PUBLICIDADE

publicidade

Este piso tem também um ecrã colaborativo que funciona para a passagem de vídeos ou como uma tela de jogos inspirados em lendas do concelho.

Neste local, há ainda uma área expositiva que vai ter peças que refletem a história do Município.

PUBLICIDADE

No piso um, os visitantes têm acesso a um portal do tempo com vários televisores, que através de áudio e imagem, explicam desde os primórdios do concelho até à atualidade.

Neste piso há ainda possibilidade de ver cerca de 40 fotos de vários locais do concelho no passado, em formato de livro digital.

No Centro Interpretativo o público tem acesso a três quiosques que mostram os eventos, o património e as personalidades do Município.

“Este Centro vai ter novidades em breve e vai ser sempre renovado. É uma tarefa em constante atualização”, sublinhou o autarca.

Este espaço, que era para ter sido inaugurado há três anos, abriu hoje ao público e vai estar aberto de terça-feira a domingo, entre as 10:00 às 12:30 e das 15:00 às 18:30, de 01 de março a 31 de outubro.

De 01 de novembro até ao último dia do mês de fevereiro funciona das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

O Centro Interpretativo, orçado em cerca de 180 mil euros, cofinanciado pela ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, está encerrado nos dias de Ano Novo, domingo de Páscoa e Natal.

A Câmara de Montemor-o-Velho inaugurou hoje também a obra de recuperação do Pórtico do Solar dos Pinas, localizado na Rua Fernão Mendes Pinto, que foi alvo de uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, com um apoio no valor de cerca de 53 mil euros, comparticipado a 80%.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com