Coimbra

Montemor-o-Velho: 50 assistentes operacionais aprendem a manusear extintores

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-04-2022

Cerca de 50 assistentes operacionais das escolas do concelho aproveitaram a pausa letiva da Páscoa para melhorar a sua formação e aprenderam, no dia 13 de abril, alguns ensinamentos e técnicas de combate a incêndios (TCI) em edifícios e a manusear extintores.

PUBLICIDADE

Durante a manhã, a sessão decorreu na Escola EB 2/3 Dr. Santos Bessa, na Carapinheira, para os/as assistentes operacionais da escola anfitriã e da Escola Básica de Arazede, e, durante a tarde, a sessão decorreu na escola sede do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), para os/as assistentes operacionais de Montemor-o-Velho e Pereira.

A iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, no âmbito da ação Segurança Contra incêndios em Edifícios, do Serviço Municipal de Proteção Civil, foi desenvolvida pelos Bombeiros de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

Ao explicar que “a formação contínua e a reciclagem de conhecimentos são fundamentais para sermos melhores profissionais e, perante o risco, elementos válidos de proteção civil”, o vereador Décio Matias, deixou palavras de agradecimento aos/às assistentes operacionais “por quererem aprender mais”, à disponibilidade do AEMOV e aos Bombeiros de Montemor-o-Velho por responderem sempre afirmativamente aos desafios do Município”.

“Espero que seja um momento formativo útil e desejo que a necessidade de manusear os extintores fique, somente, restrita ao contexto de formação e não num contexto real de emergência”, asseverou, no decorrer da sessão realizada na Carapinheira.

PUBLICIDADE

publicidade

Na ocasião, Jorge Pereira, adjunto da direção do AEMOV, saudou a ação e referiu: “Esta iniciativa é muito importante para todas as pessoas e, neste caso, em particular os/as assistentes operacionais porque a escola tem que ser um lugar seguro”.

A par da parte teórica, com explicações das tipologias de risco e do funcionamento e utilização de extintores, o momento formativo contou com uma vertente prática, em contexto de fogo real.

A iniciativa contou também com a presença de quatro alunos do curso de “Emergencias y Proteccion Civil”, da escola. IES Galileo galileu, de Córdoba (Espanha), que se encontram a estudar no concelho, no âmbito do programa Erasmus + em parceria com a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE