Cidade

Mondeguina: Nova espécie de borboleta noturna tem nome inspirado no bazófias

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-06-2020

Um novo género e nova espécie de borboleta em Portugal fazem homenagem ao Rio Mondego e ao Oceano Atlântico, com o nome Mondeguina Atlanticella, atribuído na véspera do dia mundial do Ambiente.

PUBLICIDADE

A nova espécie de borboleta nocturna, Mondeguina atlanticella. Foto: DR André Lameirinhas

O novo género de borboletas noturnas descrito por investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto inclui uma nova espécie para a ciência de Portugal e uma outra espécie já conhecida em vários países do Mediterrâneo.

A nova espécie de borboleta noturna acaba de ser descrita num artigo publicado na revista Nota Lepidopterologica. A equipa de investigadores, que inclui Martin Corley e Sónia Ferreira do CIBIO-InBIO e Jorge Rosete, descobriu a nova borboleta ao identificar diferenças na sua anatomia e no seu código de barras de ADN que a tornam distinta das espécies já conhecidas.

PUBLICIDADE

Observou-se que a nova espécie e uma outra espécie muito próxima possuem características morfológicas distintas, particularmente as antenas longas e as asas posteriores incomumente esbeltas. Após um estudo detalhado dos exemplares disponíveis foi possível concluir que estas duas espécies pertencem a um novo género, o qual é igualmente descrito no trabalho publicado.

Após o reconhecimento dos dois novos “taxa” para a ciência (género e espécie) foi necessário proceder à escolha dos seus nomes. Os autores do artigo decidiram, então, nomear o novo género de borboleta noturna em homenagem ao rio Mondego, o rio mais longo inteiramente português e que inclui no seu trecho terminal o habitat da nova espécie descrita para a ciência.

PUBLICIDADE

Rio Mondego é o habitat da nova espécie, na Ilha da Morraceira. Foto DR, Jorge Rosete.

Paralelamente, ao nomear a nova espécie como Mondeguina atlanticella, os investigadores fazem alusão à proximidade dos locais onde a espécie é conhecida ao oceano Atlântico, contrastando com a sua espécie mais próxima que ocorre na proximidade do mar Mediterrâneo e se designa Mondeguina mediterranella.

A nova espécie de borboleta é descrita no mês em que se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade. Para além de ser um contributo à Biologia chama-nos à atenção para o quanto ainda desconhecemos sobre a diversidade biológica no nosso planeta. Também demonstra o potencial das técnicas de análise ao DNA na descoberta de novas espécies.

O estudo agora publicado foi desenvolvido no âmbito dos projetos EnvMetaGen CIBIO-InBIO, e PORBIOTA mais precisamente na iniciativa IBI: InBIO Barcoding Initiative. A iniciativa IBI consiste na construção de uma biblioteca de códigos de barras de ADN focada especialmente em invertebrados.

Em biologia, “códigos de barras” são segmentos curtos de ADN que podem ser analisados para distinguir as diferentes espécies existentes. A identificação de um organismo através deste método baseia-se na comparação dos “códigos de barras” com uma base de dados na qual diferentes espécies estão catalogadas.

Espera-se que esta coleção de referência do CIBIO-InBIO seja uma ferramenta fundamental para a monitorização da biodiversidade a longo prazo e em larga escala na Península Ibérica e, seguramente, na identificação de mais espécies por enquanto ainda desconhecidas da Ciência

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE