Vamos

Mondego Ensemble vai à Escola e à Loucomotiva

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-10-2021

As próximas iniciativas do programa Fora dos Eixos: Práticas Artísticas de Proximidade  têm como protagonista o Mondego: Ensemble Jazz ao Centro. Na quarta-feira, dia 13 de outubro, pelas 10h00, o octeto actua na Escola Secundária José Falcão, para uma plateia de centena e meia de jovens estudantes. No final de semana, ruma à Loucomotiva, espaço do Grupo de Teatro de Taveiro, para uma residência artística (em sessões de trabalho à porta fechada).

PUBLICIDADE

Mondego: Ensemble Jazz ao Centro nasceu em janeiro de 2020 e assumiu-se enquanto uma plataforma para compositores e intérpretes da Região de Coimbra, com uma geometria variável e que se renovará ao longo do tempo.

No meio de um ano atribulado, o ensemble teve o seu baptismo de palco em Dezembro de 2020, sob a Direção Artística de João Mortágua e Ricardo Formoso, com uma formação constituída por 8 músicos: 3 saxofones, 2 trompetes, 1 trombone, 1 contrabaixo e 1 bateria.

PUBLICIDADE

publicidade

As peças que o grupo irá interpretar resultam de encomendas aos compositores Andreia

Santos, Luís Figueiredo, Gonçalo Moreira, João Mortágua e Ricardo Formoso.

PUBLICIDADE

O programa é variado (dada a diversidade de estilos composicionais), sendo comum a todo o programa o espaço concedido à improvisação e ao desenvolvimento da identidade de todos os seus membros, num contexto onde predomina o ritmo e o contraponto melódico.

Com esta aproximação à comunidade escolar e às associações e colectividades de forte implantação local, o programa Fora dos Eixos ensaia aquela que será uma das principais linhas futuras de desenvolvimento do projeto, ao qual o Serviço Educativo do Jazz ao centro Clube prevê dar continuidade em 2022.

Fora dos Eixos: práticas artísticas de proximidade é uma iniciativa do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube. Assumidamente excêntrico, este programa não se cinge aos lugares privilegiados das freguesias centrais ou exclusivamente urbanas. Para a sua concretização, este programa conta com o apoio do programa Garantir Cultura, do Fundo de Fomento Cultural/GEPAC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE