MOBILIDADE

Moldado pelo vento, forjado pela paixão: Conheça o novo Giulia Quadrifoglio Luna Rossa

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 14-01-2026

A Alfa Romeo apresenta a estreia mundial do exclusivo Giulia Quadrifoglio Luna Rossa, o primeiro fruto da parceria com a equipa Luna Rossa, ponta de lança da vela internacional e símbolo do espírito desportivo e inovação tecnológica italianos.

O projeto não se limita a comemorar um patrocínio, pois representa o ponto de encontro entre dois ícones do espírito desportivo italiano em termos de competências de engenharia, pesquisa de materiais e partilha de visão em três níveis: parceria desportiva, colaboração técnica e criação de edições especiais inspiradas no mundo da vela.  

Um autêntico manifesto da marca italiana, o Giulia Quadrifoglio Luna Rossa é construído com base no modelo de produção Giulia Quadrifoglio. É produzido na fábrica de Cassino e posteriormente transformado através de um processo artesanal que envolve também uma seleção de parceiros italianos especializados em trabalhos de alta qualidade e inovadores.

PUBLICIDADE

Desenvolvido no âmbito do universo BOTTEGAFUORISERIE – o novo núcleo criativo dedicado à personalização, pesquisa estética e desempenho, e uma iniciativa que combina a excelência da Alfa Romeo e da Maserati –, o Giulia Quadrifoglio Luna Rossa encarna na perfeição a filosofia da marca do Biscione: criar objetos únicos e tecnologicamente avançados, profundamente enraizados na excelência italiana.

Desde a sua estreia, o Alfa Romeo Giulia, na sua versão Quadrifoglio, situa-se no topo das berlinas de alta performance, tornando-se uma verdadeira referência. Hoje, graças a esta nova versão, uma autêntica obra-prima Made in Italy tomou forma, no apogeu da série especial Alfa Romeo.

Com uma produção limitada a apenas dez unidades, todas já vendidas, a nova série especial é o Giulia Quadrifoglio mais radical de sempre, graças a uma série de alterações técnicas e a um kit específico em fibra de carbono que o tornam uma obra-prima de eficiência aerodinâmica: consegue gerar até cinco vezes mais força descendente do que a versão de produção em série, mantendo um valor de resistência aerodinâmica surpreendentemente baixo.

Performance radical

O segredo do excecional desempenho do Giulia Quadrifoglio Luna Rossa reside no novo pacote aerodinâmico em fibra de carbono, desenvolvido para maximizar a eficiência e a estabilidade sem comprometer a velocidade máxima.

Todo o veículo foi submetido a intervenções específicas para melhorar o desempenho aerodinâmico geral, preservando o excelente equilíbrio original: mais força descendente, sim, mas harmoniosamente distribuída, praticamente idêntica à configuração de série. Este resultado decorre da atenção obsessiva à gestão refinada de cada fluxo de ar. Cada detalhe foi projetado para gerir o fluxo de ar com precisão milimétrica, reduzindo a turbulência e explorando todos os vórtices úteis para gerar estabilidade e eficiência.

O resultado é impressionante: o Giulia Quadrifoglio Luna Rossa gera aproximadamente 140 kg de força descendente a 300 km/h, atingindo um valor cerca de cinco vezes superior ao da versão de produção.

Sob o capô pulsa o icónico motor V6 2.9 biturbo de 520 cv, combinado com um diferencial autoblocante mecânico. Esta solução otimiza a transferência de binário, aumentando a estabilidade, a agilidade e a velocidade em curva. O resultado é um automóvel que não só acelera intensamente, mas também aborda todas as curvas com precisão, incorporando a síntese perfeita entre aerodinâmica, mecânica e paixão italiana.

Pacote aerodinâmico dedicado

A frente apresenta apêndices que reforçam a carga aerodinâmica no eixo dianteiro, explorando os fluxos acelerados na extremidade do para-choques. Um par de perfis aplicados na parte inferior da carroçaria gera também um forte efeito de sucção com um pico significativo de carga na frente, possibilitado pela ênfase no efeito solo. Ao longo das laterais, as saias em fibra de carbono vedam o fluxo sob o carro, melhorando a eficiência geral.

Um papel de destaque é certamente desempenhado pela espetacular asa traseira. O seu perfil duplo, suportado por dois pilares centrais, inspira-se nas quilhas do Luna Rossa AC75: apêndices hidrodinâmicos que elevam o barco sobre a água. A Alfa Romeo reinterpretou esta linguagem, invertendo a secção da quilha para gerar forças opostas: não para voar, mas para “empurrar” o carro contra o asfalto com uma eficiência extraordinária.

Os técnicos da Alfa Romeo estudaram um perfil com incidência variável para canalizar esta estrutura de vórtice de alta energia, obtendo uma elevada carga aerodinâmica com uma área de superfície reduzida, para maximizar o efeito de elevação desejado.

O design específico do perfil duplo garante, assim, um aumento da força aerodinâmica descendente com uma eficiência aerodinâmica excecional, que permitem ao Giulia Quadrifoglio Luna Rossa atingir uma velocidade máxima de 300 km/h. Uma solução que combina elegância formal e engenharia avançada, transformando a complexidade dos fluxos em puro desempenho. A integração das soluções projetadas pelos técnicos da Alfa Romeo garante um equilíbrio aerodinâmico ideal de 40% no eixo dianteiro, o que contribui para tornar a dinâmica de condução ainda mais precisa.

Estilo Luna Rossa: materiais exclusivos e detalhes únicos

A estética desta série especial é inspirada na cor do veleiro Luna Rossa AC75, que participou na 37.ª America’s Cup, em Barcelona, em 2024. Mais especificamente, a carroçaria recebe uma pintura artesanal aplicada à mão, com um acabamento iridescente que recria o reflexo metálico do aço. Sobre esta base é aplicada a pintura bicolor com uma faixa lateral vermelha e a inscrição “Luna Rossa”, o símbolo da equipa. Os logótipos da marca Alfa Romeo na dianteira e na traseira foram modificados especificamente para esta série especial: pela primeira vez na história da marca, surgem sobre um fundo vermelho. As jantes de 19″ contam igualmente com uma nova cor que reproduz um tom vermelho do interior, enquanto o tejadilho, o escudo e as capas dos espelhos são em fibra de carbono exposta, acentuando inequivocamente a natureza prestigiada e desportiva da nova série especial Giulia Luna Rossa. Por fim, algumas das dez unidades apresentam uma pintura bicolor que enfatiza o contraste entre o tom metálico e os detalhes em vermelho.

Os interiores dão continuidade ao tema estético da equipa Luna Rossa, incluindo novos bancos Sparco com um revestimento exclusivo inspirado nos materiais e gráficos dos coletes salva-vidas usados pela tripulação do veleiro. O painel do tablier alberga também uma película ultrafina, uma das múltiplas camadas que compõem uma vela original do Luna Rossa, fornecida pela equipa para ser maquinada e integrada no automóvel, de modo a trazer um fragmento autêntico da história da Luna Rossa para o habitáculo. Tudo isto é ainda mais realçado pelos acabamentos interiores em fibra de carbono, incluindo o túnel central e o revestimento dos bancos, embelezados com o logótipo Luna Rossa, transformando o modelo numa verdadeira peça de coleção.

Alfa Romeo, patrocinadora oficial da Luna Rossa: juntas para a 38ª America’s Cup

Em 10 de junho de 2025, a Alfa Romeo anunciou a sua parceria com a Luna Rossa, uma excecional equipa italiana de vela. Assim começou um novo capítulo no desporto internacional: as duas marcas preparam-se para enfrentar juntas o desafio da 38.ª America’s Cup, a mais prestigiada competição de vela do mundo, que será realizada pela primeira vez na história em Itália, no cenário icónico da Baía de Nápoles.

O anúncio foi feito num emocionante vídeo (disponível aqui), que traçou paralelos evocativos entre duas organizações italianas capazes de transformar paixão em movimento, identidade em estilo e competição em visão. Durante o anúncio, a Alfa Romeo revelou também a participação da equipa Luna Rossa na 43.ª Mille Miglia, a bordo do histórico Alfa Romeo 1900 Super Sprint de 1956, normalmente exposto no Museu Arese, para coroar o início de uma colaboração autêntica e ambiciosa que une dois ícones italianos com uma visão comum: inovação constante, excelência no desporto e superação contínua dos limites.

Por último, mas não menos importante, vale a pena mencionar – como pode ser visto na série especial Giulia Luna Rossa – que a colaboração vai muito além da visibilidade ou comunicação, traduzindo-se numa verdadeira troca de competências, com as respetivas equipas envolvidas no desenvolvimento conjunto de soluções de alta tecnologia.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE