O executivo da Câmara da Lousã (liderado pelo PS) aprovou na segunda-feira uma moção apresentada pelos vereadores do PSD, que alerta para “um melhor e mais igual acesso à internet” no concelho.
O executivo aprovou, por unanimidade, a moção apresentada pelo PSD, intitulada “Pela inclusão digital e pelo acesso igualitário à internet!”, afirmaram hoje os vereadores sociais-democratas, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A moção “tem como objetivo alertar para a necessidade de um melhor e mais igual acesso à internet, com igual qualidade e igual velocidade em todo o concelho e para toda a população, bem como uma rápida implementação da rede 5G”, referiu.
PUBLICIDADE
Citada na nota de imprensa, a vereadora do PSD Ana Paula Sançana realçou que o acesso igualitário à internet e a implementação da rede 5G “são fatores absolutamente decisivos” para a coesão social e competitividade económica daquele concelho situado no distrito de Coimbra.
A vereadora notou que a implementação da rede 5G “não está a ser disponibilizada a toda a população nacional por igual e num razoável intervalo de tempo, destacando-se já a cobertura de boa parte do litoral e dos centros urbanos, estando ainda muitos dos territórios de baixa densidade”, como é o caso da Lousã, “com fraca ou nenhuma cobertura”.
A moção propõe que a Câmara da Lousã manifeste a sua preocupação “pelo acesso desigual no concelho da Lousã à qualidade e à velocidade da Internet que ainda existe” e que mostre “preocupação pela necessidade de implementação da rede 5G no concelho da Lousã com a máxima urgência”.
Segundo a nota de imprensa, a moção deve ser dada a conhecer, entre outros, ao Governo, ao Presidente da República, aos grupos parlamentares, à ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) e às operadoras MEO, NOS e Vodafone.
PUBLICIDADE