Cidade

Moção do PS para atribuição do nome de Carlos Cidade a equipamento privado criticada

Susana Brás | 2 meses atrás em 19-02-2024

Os vereadores do PS apresentaram, no período antes da ordem do dia da reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 19 de fevereiro,  uma moção para a atribuição do nome do antigo vereador da Câmara de Coimbra, o socialista Carlos Cidade (que morreu em 2022), ao Centro de Formação de Lançadores – Escola de Atletismo de Coimbra, equipamento com áreas de lançamento e uma zona para saltos que deverá ser inaugurado em breve, na freguesia de Almalaguês.

PUBLICIDADE

O antigo vereador, que tinha a pasta do desporto no anterior executivo, foi o impulsionador daquela obra, iniciada em 2021.

O presidente da Câmara considerou que não poderia votar a favor da moção, por o PS estar a impor um nome àquele centro, cuja propriedade não é do município, mas do Centro Popular de Trabalhadores do Sobral de Ceira.

PUBLICIDADE

“Tratando-se de um clube e de instalações particulares, a Câmara não tem o direito de impor nomes. […] Esta é uma forma de pressionar uma decisão que não respeita sequer a memória do doutor Carlos Cidade, que nos merece todo o respeito e que merece ser tratado de outra maneira”, disse, sugerindo a retirada da moção do PS.

O vereador socialista Hernâni Caniço vincou que a moção era uma “proposta” e não uma exigência perante o clube detentor do equipamento.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva, na resposta, considerou que, quando o equipamento não é municipal, a iniciativa terá de partir “das instituições e das pessoas”, criticando o facto de o clube não ter sido ouvido.
Após o vereador da CDU, Francisco Queirós, também ter criticado a proposta, por o clube não ter sido ouvido, o PS acabou por retirar a moção.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE