Conecte-se connosco

Coimbra

Mealhada dá início ao processo de desagregação de Freguesias

Publicado

em

 

O Executivo Municipal da Mealhada aprovou, por unanimidade, na última reunião de Câmara, dar início ao processo que poderá conduzir ao processo de desagregação de freguesias. O assunto será agora discutido numa próxima Assembleia Municipal.

mealhada

O Município da Mealhada pretende voltar a ter as oito freguesias e já iniciou o processo para desagregar Ventosa do Bairro e Antes da atual união de freguesias que inclui também a Mealhada. A proposta do presidente da Autarquia, Rui Marqueiro, mereceu a concordância de todos os elementos do Executivo e segue para Assembleia Municipal, onde se espera que seja aprovada dada a contestação pública ao projeto de União imposto pelo Governo em 2013.

“Sempre fui contra a agregação de freguesias. Temos um município pequeno e não se verificaram, até hoje, quaisquer vantagens na agregação. Pelo contrário! Antes, as pessoas podiam resolver determinados assuntos na sua terra. Hoje, muitas vezes, têm de se deslocar, porque nas juntas está um funcionário e não um presidente de Junta”, referiu Rui Marqueiro.

O autarca sublinha que, embora lhe pareça que esta é uma questão “pacífica e unânime”, deve ser submetida ao órgão máximo que é a Assembleia Municipal, sendo posteriormente transmitida a decisão ao Governo. “Não temos ainda a certeza do que será feito, mas está aqui aberta uma janela de oportunidade que temos de aproveitar. Pelo menos transmitir que a vontade das populações é esta e depois cabe ao Governo decidir se reverte o processo ou não”, explicou o autarca.

 O Município espera, assim, voltar a ter as oito freguesias: Mealhada, Antes, Ventosa do Bairro, Pampilhosa, Luso, Barcouço, Vacariça e Casal Comba..

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com