Primeira Página

Mistério nos céus de Condeixa. Som assustador acorda e intriga moradores

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 16-07-2025

No dia 14 de julho, por volta das 2:00 da manhã, foi captado em Condeixa, um som muito estranho, que tem gerado mistério e especulação.

Muitas pessoas que ouviram o barulho não sabem identificar a sua origem, e alguns sugerem que se trata de um fenómeno conhecido como “Skyquake“, ou terramoto no céu.

O fenómeno, que tem sido amplamente relatado por diversas pessoas, especialmente no Brasil, consiste em barulhos misteriosos vindos do céu, e parece estar a tornar-se cada vez mais frequente.

PUBLICIDADE

O Brasil tem sido palco de diversos relatos de sons inexplicáveis provenientes do céu. O assunto gerou discussões com o termo “barulho no céu” a figurar entre os principais tópicos nas redes sociais. Este fenómeno tem dado origem a diversas teorias apocalípticas, com algumas pessoas a especular que os sons poderiam ser sinais do “fim do mundo”. No entanto, será que existe uma explicação científica para estes barulhos?

Se ouviu um som semelhante ao de uma turbina de avião, uma explosão ou até mesmo um zumbido incomum, esse fenómeno pode ter uma explicação. Trata-se do chamado “Skyquake“. O termo descreve relatos de fenómenos sonoros provenientes do céu que não possuem uma origem clara. O primeiro registo documentado deste tipo de som ocorreu em 1824, e desde então, cientistas tentam entender o que causa estes estranhos ruídos, explica o Meteored.

Embora não exista uma explicação conclusiva para esses fenómenos, várias hipóteses têm sido levantadas. Muitas delas estão relacionadas à atividade humana, como sons causados por aviões, jatos supersónicos, atividades de mineração e indústrias. No entanto, se o som não tiver origem humana, existem diversas causas naturais que podem explicá-lo como “trovões de tempestades distantes, meteoros, choque de massas de ar, terramotos ou abalos sísmicos superficiais e interações magnéticas”, relata o Discovery.

Mesmo que a origem do som seja distante, condições atmosféricas e geográficas podem fazer com que ele se propague por longas distâncias e chegue até nós de forma distorcida.

Portanto, embora o mistério dos “Skyquakes” ainda não tenha uma explicação definitiva, há várias possíveis origens para esses fenómenos sonoros.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE