Mundo

Mistério: Centenas de Sapatos (da era vitoriana) dão à costa

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 12-01-2026

Imagem: Reprodução/Instagram

Ogmore-by-Sea, no sul do País de Gales, tem vindo a tornar-se palco de um fenómeno insólito: centenas de botas de couro preto da era vitoriana têm aparecido à beira-mar, algumas em excelente estado de conservação.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde setembro, moradores já recolheram mais de 400 pares, muitos presos em rochas ou sedimentos, despertando a curiosidade de historiadores e visitantes.

PUBLICIDADE

As solas pregadas e o estilo típico do século XIX sugerem que estes sapatos poderão ter pertencido à carga de um navio italiano naufragado há cerca de 150 anos, que terá colidido com o rochedo Tusker Rock. A erosão costeira poderá estar a libertar, aos poucos, estes vestígios históricos esquecidos no fundo do mar.

Emma Lamport, fundadora da Beach Academy, organização dedicada a atividades educativas ao ar livre, comentou a descoberta: “Algumas das botas estão surpreendentemente bem conservadas, e em várias conseguimos distinguir claramente modelos masculinos.”, escreve o Jornal de Notícias.

O fenómeno tem despertado não só a atenção de colecionadores, mas também de historiadores locais, que esperam estudar os achados para compreender melhor o comércio marítimo e o transporte de mercadorias no século XIX.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE