Coimbra

Missão Abraçar a Ucrânia traz para Coimbra 60 refugiados (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-04-2022

No âmbito da missão Abraçar a Ucrânia, chegaram, esta sexta-feira, a Coimbra, 60 refugiados, numa ação liderada pela União das Freguesias de Coimbra e pela Associação Union Fraternelle Portugal.

PUBLICIDADE

Depois de uma viagem que iniciou em Varsóvia, na Polónia, este grupo chegou ao Colégio Rainha Santa Isabel, 32 horas depois, com esperança em dias melhores.

O cansaço e a tristeza eram visíveis no rosto de grande parte da comitiva que aproveitava as camas para esticar as pernas, contrastando com as brincadeiras das crianças, que aproveitavam para jogar basquetebol ou ténis de mesa no pavilhão da escola, que até segunda-feira será o seu novo abrigo. Daqui sairão nos próximos dias para casas de famílias cedidas por famílias em Coimbra.

PUBLICIDADE

O NDC falou com uma das refugiadas e testemunhou a dor de quem teve de deixar tudo para trás. Também Ana Madeira, voluntária da União de Freguesias de Coimbra, que esteve na Polónia, relatou a experiência.

A equipa de apoio humanitário, composta por 11 elementos, preparou a receção a estes refugiados ucranianos, que chegam a Portugal já com a burocracia resolvida, alojamento definido e apoio médico.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o direto NDC com Ana Madeira, voluntária da Missão Abraçar a Ucrânia:

 

Veja o direto NDC com Julia Kalinichenko, uma das refugiadas que chegou esta sexta-feira:

Veja também a entrevista NDC com alguns voluntários ainda na Polónia:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE