Região

Miranda do Corvo reforça apelo a apoios do Governo

Notícias de Coimbra | 44 minutos atrás em 12-02-2026

O presidente da Câmara Municipal, José Miguel Ramos Ferreira, recebeu o Secretário de Estado da Proteção Civil para avaliar os danos das recentes tempestades. O autarca sublinhou a urgência de financiamento para infraestruturas municipais, rede viária, habitações particulares e empresas visando garantir a segurança e o bem-estar da população mirandense.

O Município de Miranda do Corvo foi palco, hoje, de uma visita do Secretário de Estado da Proteção Civil, destinada a avaliar, no local, os prejuízos causados pelas sucessivas tempestades que têm atingido o território nacional.

Acompanhado pelo executivo municipal, o governante teve oportunidade de constatar no terreno os danos causados a infraestruturas municipais, nomeadamente as desportivas, rede viária, habitações particulares e empresas.

PUBLICIDADE

Durante o percurso, o presidente da Câmara Municipal, José Miguel Ramos Ferreira, alertou para situações críticas que condicionam o quotidiano dos cidadãos. Entre as prioridades apresentadas, destaca-se a ausência de um pavilhão coberto para a prática de educação física, uma carência que urge suprir para assegurar condições dignas de aprendizagem aos alunos do concelho. Paralelamente, a comitiva visitou zonas afetadas pela queda de taludes, onde o autarca expressou forte preocupação com o risco de isolamento de várias populações, nomeadamente pela falta da estrada Miranda do Corvo – Vale do Açor, do acesso único à aldeia de xisto do Gondramaz.

A falta do MetroBus foi outra preocupação demonstrada dado ser um meio de que dependem fortemente muitas pessoas e que não está a ter os necessários meios alternativos.

José Miguel Ramos Ferreira aproveitou a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil para agradecer a todos os operacionais no terreno, especialmente aos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, que “têm realizado um trabalho extraordinário e incansável”, dando também uma palavra de apreço aos operacionais da e-redes que, apesar da dimensão da catástrofe, sempre se mostraram disponíveis.

A visita incluiu ainda a passagem por uma unidade empresarial local, reforçando a importância da resiliência do tecido económico face às adversidades climáticas. José Miguel Ramos Ferreira aproveitou a ocasião para reiterar que os orçamentos dos pequenos municípios são insuficientes para fazer face a catástrofes desta magnitude, apelando diretamente à solidariedade e ao apoio financeiro do governo para a recuperação das infraestruturas danificadas.