Coimbra

Miranda do Corvo: Presidente da Câmara pede intervenção da Ministra da Saúde na Unidade de Saúde

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-07-2019

O Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, enviou hoje um ofício à Ministra da Saúde, Marta Temido, dando nota da sua preocupação pela situação que se vive no Centro de Saúde de Miranda do Corvo, o qual se encontra em risco de entrar novamente em redução de horário.

PUBLICIDADE

Após a situação de rutura dos serviços ocorrida em dezembro do transato ano de 2018, a qual foi parcialmente corrigida, a Câmara Municipal diz que “foi hoje informada pela Coordenadora da USF Trilhos Dueça, Marta Andrade, que devido à carência de profissionais de enfermagem e de um elemento de segurança, estes serviços seriam novamente obrigados a reduzir o horário de funcionamento, passando a encerrar às 18h a partir do dia 26 de julho”.

PUBLICIDADE

O autarca considera que é uma situação absolutamente insustentável e que coloca em causa o acesso da população de Miranda do Corvo aos cuidados de saúde básicos, não só pelo encerramento antecipado dos serviços, mas também no horário de funcionamento da USF Trilhos Dueça.

Numa altura em que se promove a transferência de competências na área da saúde para as autarquias, esta degradação dos serviços torna difícil aceitar qualquer transferência, uma vez que o Município não tem capacidade técnica e financeira para responder a situações como esta, lamenta.

PUBLICIDADE

publicidade

Miranda do Corvo é considerado um território de baixa densidade, para os quais estão previstas medidas de diferenciação positiva e incentivo à fixação de população. Lamentavelmente, verifica-se mais uma vez que a realidade comprova o oposto, conclui.

Miguel Baptista pede assim a intervenção urgente dos responsáveis, de forma a que se possa evitar um grave prejuízo para Miranda do Corvo e para os mirandenses.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE