Vamos

Miranda do Corvo: Ex-sindicalista Joaquim Calhau publica romance de motivação social

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 01-03-2024

O antigo dirigente nacional da CGTP Joaquim Calhau vai lançar no sábado, em Miranda do Corvo, um romance de motivação social inspirado numa história de amor que aconteceu em Coimbra.

PUBLICIDADE

“É uma história de amor protagonizada pela jovem Carminho, que pertencia a uma família rica, e Vicente Francisco, um rapaz pobre que toda a gente escorraçava numa freguesia rural do concelho de Coimbra”, disse hoje o autor, de 82 anos, à agência Lusa.

Editado pela Palimage, de Coimbra, “A Pedra e o Tempo” é o segundo livro de Joaquim Calhau, que em 2001 publicou “Memórias de um Sindicalista”, uma obra baseada em conversas com o editor Jorge Fragoso, seu amigo.

PUBLICIDADE

“Neste romance pedagógico, procuro um pretexto para que os leitores se lembrem também das diversas fases da sua vida, desde a infância”, afirmou Joaquim Calhau, antigo dirigente do Sindicato dos Bancários do Centro.

Trabalhador bancário reformado, ingressou na Juventude Operária Católica (JOC), nos anos de 1950, esteve depois na fundação da Base-Fut, em 1966, e integrou pelo PS a Assembleia de Freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, vindo mais tarde a trabalhar na condição de independente com o Bloco de Esquerda, em Miranda do Corvo, onde reside.

PUBLICIDADE

publicidade

A apresentação do romance, a cargo de Margarida Sobral Neto, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, decorre na Casa das Artes, em Miranda do Corvo, no sábado, às 15:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE