Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Mira, Santa Comba Dão e Albergaria disputam Finalíssima das Escolíadas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-05-2018

Realiza-se este sábado, dia 2 de junho, pelas 21:30, na Casa da Criatividade de S. João da Madeira a Finalíssima da 29.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza.

PUBLICIDADE

Depois de oito sessões em três Polos diferentes e de três finais emocionantes, que envolveram 26 agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios, 3500 alunos e professores em palco, as três escolas que venceram as finais dos respetivos Polo – o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, o Colégio de Albergaria e o Agrupamento de Escolas de Mira – vão ter oportunidade de mostrar, uma vez mais, todo o seu talento em palco.

PUBLICIDADE

publicidade

Os alunos e professores vão apresentar provas de Teatro, Dança e/ou Música, Artes Plásticas que prepararam e responder a questões de Cultura Geral. Também a prestação das Claques de cada escola, que apoiam e dão um colorido e alegria especial ao espetáculo, vai ser avaliada.

À semelhança das restantes sessões, o júri é composto por representantes da Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC), Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC-IPC).

PUBLICIDADE

Este evento é o culminar de muitos meses de preparação e ensaio por parte das escolas – alunos, professores, funcionários, famílias -, num projeto que a Associação Escolíadas leva a cabo há quase 30 anos.

O Escolíadas Glicínias Plaza afirma ser “um projeto único em Portugal e na Europa, um concurso artístico interescolar”, direcionado para o ensino secundário, que abrange os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu.

A iniciativa tem como objetivos promover a Educação para as Artes e valorizar a Arte como forma privilegiada para educar e fomentar e proporcionar experiências artísticas ao público-alvo que estimulem sinergias entre escolas, entidades artísticas e agentes locais. Pretende também sensibilizar novos públicos para os diversos domínios da atividade artística, promovendo a cidadania e a participação ativa.

Para a Associação, o mais importante neste processo é o impacto que o projeto tem junto dos estudantes: “A retribuição do nosso trabalho, da parte das escolas e dos jovens, é muito gratificante. Acreditamos que marcamos a diferença no dia-a-dia escolar deles e que conseguimos transformar, mesmo que apenas um bocadinho, o ambiente escolar, transformando-o num coletivo”, afirma Mariana Sá, diretora artística da Associação Escolíadas.

 Mas a festa não termina com a Finalíssima. No dia 9 de Junho, na FESTAME na Mealhada, tem lugar a Gala de Entrega de Prémios aos vencedores das Escolíadas e às melhores prestações individuais – que estão a votação no Facebook em https://www.facebook.com/EscoliadasGliciniasPlaza/  – a par do Desfile de Claques, que vão atuar ao som do cantor Diogo Piçarra e do DJ Tom Enzy no palco da FESTAME.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com