Conecte-se connosco

Desporto

Mira recebe grande festa da Columbofilia (com vídeos)

Publicado

em

O Columbódromo de Mira acolheu hoje os Campeonatos Internacionais de Columbofilia, com a participação de meio milhar de pombos-correio de alta competição, provenientes de 28 países de todo o mundo. Na classificação por países, Portugal sagrou-se campeão da Europa e campeão da Europa de Jovens e ainda o Torneio Ibero Latino Americano. 

Os pombos saíram de Paderne, no Algarve, às 08:25, a uma distância de 385 km de Mira para onde voaram durante toda a manhã. Os primeiros pombos começaram a chegar ao recinto de columbofilia, instalado em Portomar, às 13:52. O primeiro a chegar foi um pombo suíço, seguiram-se três portugueses.

A forma como os pombos se orientam e regressam a casa é “ainda um segredo”, um “enigma que motiva os columbófilos” explicou ao Notícias de Coimbra José Luiz Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC). O responsável acredita que essa capacidade se relaciona com a vontade “do pombo devolver” aquilo que lhe é dado pelos tratadores. “Nós vemo-los nascer, tratamos deles e depois eles dão-nos o prazer de voltar para sua casa, competir uns com os outros”, afirma.

A “felicidade de ver um pontinho no céu a chegar é um momento único de grande alegria” para quem pratica esta modalidade, considera José Jacinto.

Os pombos-correio voaram durante seis horas e meia quase 400 km. Almerindo Mota, diretor desportivo da FPC, revela que os animais são tratados como “autênticos atletas de alta competição” e para os columbófilos “fazem parte da família”.

Em competição estiveram as seguintes provas e campeonatos: FCI Campeonato da Europa e da Europa de Jovens, onde participam seleções nacionais de países europeus que integram a FCI; o Torneio Ibero Latino Americano – com a participação de seleções nacionais de países que integram a Associação Ibero Latino Americana de Columbofilia (AILAC); o FCI Grand Prix de Portugal, que conta para o ranking mundial; bem como a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens, estes últimos exclusivos para columbófilos portugueses.

Portugal sagrou-se campeão europeu de columbofilia e venceu ainda o Campeonato da Europa de Jovens e o Torneio Ibero Latino Americano. Nas classificações individuais, os pombos-correio portugueses conquistaram o segundo e o terceiro lugares do FCI Grand Prix de Portugal, entre outras honrosas classificações.

A organização atribuiu um total de 50 mil euros em prémios monetários, 20 mil dos quais para o primeiro classificado do FCI Grand Prix, um columbófilo da Suíça.

Segundo a organização, os Campeonatos Internacionais de Mira são conhecidos por serem “uma grande festa da columbofilia e um momento único de convívio”. Depois de, no ano passado, o evento ter decorrido exclusivamente com transmissão online, este ano assinalou-se “um regresso gradual à normalidade”. A FPC, em decisão conjunta com as autoridades, vedou um recinto em espaço aberto e contíguo ao Columbódromo, com lugares em pé e sentados, e com entrada exclusiva para portadores de certificado Covid-19. Foi também criada uma área alimentar, sujeita às regras impostas pela Direção- Geral da Saúde. Ao todo os espaços exteriores estiveram limitados a 1500 pessoas, com dispensadores de álcool gel presentes em diferentes pontos de acesso.

A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), em parceria com a Federação Columbófila Internacional (FCI), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Câmara Municipal de Mira (CMM).

Veja aqui o direto com o presidente da FPC, José Luiz Jacinto:

Almerindo Mota, diretor desportivo da FPC, diz que os pombos fazem parte da família:

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link