Região

Mira defende no parlamento solução para descargas de efluentes sem tratamento

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 05-05-2021

O presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, vai defender, dia 26, no parlamento, a necessidade de acabar com descargas de efluentes sem tratamento, que degradam a qualidade das águas na Vala Real, Canal, Lagoa e Barrinha de Mira.

PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, o município de Mira tem verificado a “insuficiência de capacidade de transporte do sistema, que é percetível através da recorrência das descargas nas estações elevatórias, agravando o passivo ambiental”, refere, em nota de imprensa hoje divulgada, aquele município do distrito de Coimbra.

Em 2019, a Águas do Centro Litoral (AdCL) apresentou uma solução, que consiste na criação de uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR), na localidade de Cochadas, no vizinho concelho de Cantanhede.

PUBLICIDADE

Mas esta é uma solução que “ainda tardará a ser concretizada”, reconhece a autarquia que, por isso, exige a adoção de outras medidas mais rápidas para mitigar o problema.

Dada a situação, o presidente da Câmara Municipal de Mira tem vindo a informar os vários grupos parlamentares, bem como a Secretaria de Estado do Ambiente, sobre o evoluir desta situação solicitando auxílio, refere a autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sequência dos vários contactos com os grupos parlamentares, “resultou o pedido, por parte do Grupo Parlamentar do PSD, de uma audição junto da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território já em outubro de 2020, e cuja sessão foi agora agendada para dia 26 deste mês”, acrescenta o comunicado.

“Não iremos baixar os braços no que toca a esta questão ambiental tão importante para o nosso território”, assegura o presidente do município.

“É urgente que a construção da nova ETAR entre em execução e que se tome um conjunto de medidas que permita a recuperação do sistema hídrico afetado por estas descargas”, sustenta Raul Almeida, na expectativa de que “o facto de o assunto ir agora à Comissão do Ambiente seja mais um passo para a resolução célere desta situação”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE