Restaurantes

Mira à Mesa nos restaurantes do concelho

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-03-2022

O festival gastronómico Mira à Mesa pretende nomeadamente “alavancar a economia local” depois da pandemia provocada pela covid-19.

PUBLICIDADE

O festival “tem duas dimensões que queremos destacar. Uma a nível económico, ao alavancar a economia depois de período pandémico. A outra dimensão é divulgar as nossas tradições, a nossa gastronomia, divulgar aquilo que é o nosso património, para quem nos visita conhecer as nossas iguarias”, disse o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.

O evento gastronómico deveria ter acontecido em outubro/novembro de 2020, no entanto, por causa da pandemia provocada pela covid-19, não foi possível realizá-lo nessa ocasião.

PUBLICIDADE

“Mira à Mesa” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, que visa promover a gastronomia da região da Gândara, dinamizando a restauração local, nos dias 18 de março (sexta-feira), do fim de semana de 19 e 20 de março, 25 de março (sexta-feira) e do fim de semana de 26 e 27.

Foi elaborada uma carta gastronómica com os pratos típicos do concelho da região da Gândara.

PUBLICIDADE

publicidade

Cabe aos restaurantes aderentes, “dentro das suas características”, escolher os pratos que querem fazer.

“Os restaurantes participam, nós fazemos a divulgação a nível regional, fazemos a divulgação dos restaurantes, fazemos a divulgação dos pratos que os restaurantes vão ter, e, com esta interatividade, esperamos que o número de visitantes, que o número de pessoas que vão comer aos restaurantes, aumentem exponencialmente”, explicitou o autarca.

“Dessa forma, estamos a alavancar a nossa economia e também a divulgar o nosso território, o nosso concelho, as nossas tradições e a nossa cultura”, concluiu Raul Almeida.

Os restaurantes vão estar identificados, para o consumidor verificar que o estabelecimento é aderente à iniciativa, e vão ter disponível a ementa gandaresa, que os próprios estabelecimentos vão disponibilizar, sendo que cada um é livre de colocar os preços na ementa, não havendo por isso, um preço igual em todos os estabelecimentos.

“Pretendemos que seja um evento que venha quebrar um pouquinho o efeito mais negativo da sazonalidade na nossa região”, realçou, por seu lado, o vereador da Ação Social, Solidariedade e Habitação Social, Bruno Alcaide.

Para além do desafio de quebrar a sazonalidade e alavancar a economia local, outro dos desafios passa por “dar continuidade da nossa carta gastronómica e, quem sabe, conseguir chegar ao prato ícone que nos marque aqui a região da Gândara”, acrescentou o vereador.

Os restaurantes aderentes são Keep Calm, Morhua, Canadian Star, Lila Milénio, Mata-Fome, PetisC’art, Pátio do Tabuinhas, O Seiça, A Petisqueira, Salgáboca, Litur, Taberna do Xoxo, Peixaria Nosso Mar, A Cozinha, A Chave, Calidris, Tapisco by Beto e Confraria Nabos e Companhia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE