Saúde

Ministro recorda que foi em Coimbra que se fez o primeiro transplante de órgãos em Portugal (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-01-2023

O Serviço de Medicina Intensiva e o Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estão a promover as Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos. A sessão de abertura decorreu , esta manhã, 20 de janeiro, no hotel Vila Galé, em Coimbra, e contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

PUBLICIDADE

O ministro, na sua intervenção, realçou que a “transplantação de órgãos é uma atividade emblemática do SNS, pois começou ainda antes de existir o Serviço Nacional de Saúde.”

Para Manuel Pizarro, “a transplantação é um símbolo de valor do SNS, é uma atividade que salva vidas e que muda drasticamente a qualidade de vida dos pacientes.”

PUBLICIDADE

“Acho que é simbólico que estas jornadas tenham lugar em Coimbra, onde a 20 de julho de 1969, se fez a primeira transplantação em Portugal, nos CHUC, com o cirurgião Linhares Furtado”, referiu o ministro da Saúde. O médico fez um transplante renal com um dador vivo.

O ano de 2022, segundo o político, foi um ano de excelência. “Somos dos países que mais transplantam. 2022 foi um bom ano para Portugal. Temos o maior número de sempre em transplantes. Foram realizados 814, dos quais se destacam 476 renais e 76 pulmonares”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

Refere ainda que “Portugal é dos países que mais transplanta” e que estas jornadas “dizem que precisamos mais de doação de órgãos.”

Manuel Pizarro diz que, comparativamente a 2019, os números estão ligeiramente a baixo, mas acredita que 2023 seja um ano para recuperar.

As Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos pretendem alertar para a crescente necessidade de órgãos para transplantação. Para além de consciencializar e alertar, lançam desafios para que o aumento da transplantação de órgãos possa ser uma realidade em Portugal.

A sessão que teve como tema “Como contrariar a escassez de órgãos” contou com as intervenções de Maria Escoval, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Manuel Pizarro, ministro da Saúde, Rosa Reis Marques, presidente da ARS Centro, e ainda Carlos Santos, presidente do Conselho de Administração dos CHUC.

Veja as fotos da sessão de abertura no Facebook do Notícias de Coimbra.

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE