Economia

Ministro descai-se. IBM quer criar Centro de Computação Quântica em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 29-09-2023

O ministro da Economia, António Santos Silva, revelou esta sexta-feira 29 de setembro em Coimbra o principal objetivo do novo centro da empresa IBM na cidade: polo de desenvolvimento de computação quântica.

PUBLICIDADE

“Eu acredito que a computação quântica será a nossa resposta às questões da cibersegurança e da segurança dos sistemas de informação. Se nós sediarmos em Coimbra um polo de desenvolvimento da tecnologia quântica, ele vai mudar não só Coimbra mas pode mudar a economia portuguesa”.

Foi, desta forma, que o ministro da Economia, António Santos Silva, desvendou o que apenas tinha sido conversado dentro de uma sala do Convento São Francisco após a assinatura do protocolo para a instalação do 6º centro de inovação tecnológica em Portugal.

PUBLICIDADE

De acordo com o governante, este tipo de informação será fundamental para o tratamento dos dados e das indústrias da defesa. Ao mesmo tempo, pode mudar o tratamento dos dados do território e do Oceano Atlântico.

“Tenho a convicção profunda de que a computação quântica poderá ser, não só uma âncora mas um propulsionador que vai mudar o panorama da economia. Sobretudo se ligado ao desenvolvimento das biotecnologias, das biomoléculas e dos biolplásticos”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a sessão de encerramento

 

“O senhor ministro desvendou o segredo dos nossos sonhos”. José Manuel Silva, presidente da câmara, ficou agradado com a informação dada pelo titular da pasta da Economia no Governo.

Apesar dessa informação ser um “segredo” até ao momento em que António Santos Silva a divulgou, o autarca mostrou a sua convicção de que “com a benção do senhor ministro da Economia, nós vamos mesmo avançar com um centro de desenvolvimento da computação quântica em Coimbra e projetar a cidade para o país no futuro”. “E nada nos deterá nesse objetivo”, garantiu.

Recorde-se que a IBM anunciou esta sexta-feira a abertura do seu sexto centro de inovação tecnológica na cidade de Coimbra.  A revelação ocorreu durante a primeira sessão do terceiro dia da Coimbra Invest Summit.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE