Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC

Ministro da Saúde quer verificar se idosos dos lares têm assistência prevista na lei

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-01-2014

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, defendeu hoje a necessidade de verificar se os utentes dos lares “estão a ter toda a assistência clínica” prevista na lei.

PUBLICIDADE

Em declarações aos jornalistas, em Coimbra, Paulo Macedo disse que um elevado número de idosos tem sido atendido nas urgências dos hospitais, incluindo utentes de lares.

“Estamos a receber no Serviço Nacional de Saúde (SNS) muitas pessoas de lares”, adiantou, indicando que, “nas urgências, o que se nota é um perfil de pessoas mais idosas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, na opinião do ministro da Saúde, importa “verificar se as pessoas nos lares estão a ter toda a assistência clínica, quer ao nível de enfermagem, quer em termos médicos”, prevista na lei.

“Se essas pessoas tiverem um acompanhamento regular nos lares de idosos, estarão mais controladas e só virão ao hospital em caso de efetiva necessidade”, sublinhou.

PUBLICIDADE

Paulo Macedo falava aos órgãos de comunicação no final de uma visita ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), acompanhado pelos presidentes do conselho de administração da instituição e da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Martins Nunes e José Tereso, respetivamente.

Mas, segundo o ministro, existe “um segundo aspeto que traz mais pessoas às urgências: temos mais pessoas com infeções multirresistentes”.

Trata-se de idosos, sobretudo com doenças respiratórias, que “muitas vezes chegam com queixas difusas o obriga a toda uma bateria de exames”.

Na urgência do CHUC, hoje, Paulo Macedo encontrou especialmente “doentes graves”, na sequência de acidentes rodoviários, além de “uma grande afluência na área dos cuidados respiratórios”, situações que “ocupam várias horas das urgências”.

Nesta época, “todos os anos” se verifica um aumento da afluência às urgências hospitalares, disse, aconselhando as pessoas a ligarem para a linha Saúde 24 “antes de se dirigirem às urgências”.

Ainda hoje, em Lisboa, o ministro da Saúde vai reunir-se com as ARS do país, para analisarem “as medidas que devem ser tomadas” para enfrentar este acréscimo de procura das urgências em janeiro e fevereiro.

O governante salientou que o SNS “é quem recruta mais pessoas” em Portugal.

“Este mês recrutámos 2000 médicos”, dos quais mais de 250 para trabalharem no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, enfatizou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com