Coimbra

Ministro da Saúde preside a cerimónia de designação da ESTeSC como Centro Colaborador da OMS

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-04-2017

Realiza-se no próximo dia, 27, quinta-feira, a cerimónia de designação do Departamento de Imagem Médica e Radioterapia (DIMR) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Proteção contra as Radiações e Saúde.

PUBLICIDADE

ADALBERTO CAMPOS FERNANDES

O evento tem lugar pelas 16h00, no Auditório António Arnaut, na ESTeSC, e é presidido pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

PUBLICIDADE

 
A cerimónia de designação é precedida pelo Ciclo de Conferências “Desafios atuais da proteção contra as radiações em Saúde”, com início às 14h00, onde participam responsáveis de entidades governamentais do Reino Unido, Alemanha, França e Suíça, ligadas a esta temática.
Com esta designação, a ESTeSC torna-se a primeira escola de tecnologia de saúde do mundo a ser nomeada centro colaborador da OMS e também o único centro colaborador na área da radiação médica num país de língua oficial portuguesa.

Para Jorge Conde, presidente da ESTeSC, esta designação é o corolário do trabalho de ligação internacional feito pela ESTeSC nos últimos anos, com a integração em várias redes internacionais e com o estabelecimento de parcerias de investigação com instituições do mundo inteiro.

PUBLICIDADE

publicidade

“A ESTeSC apostou em ser uma instituição global, que cria valor e que se movimenta de forma a poder ter uma intervenção que se constitua como um parceiro inquestionável nas mais diversas questões ligadas à saúde”, afirma o responsável, frisando: “Esta distinção da OMS é mais uma prova disso e Coimbra ganha na sua dimensão de cidade capital da saúde com mais este reconhecimento”, afirma Jorge Conde.

 
O novo centro colaborador, liderado pelos Professores Graciano Paulo e Joana Santos do DIMR, tem como missão providenciar aconselhamento técnico à OMS para a identificação de prioridades na pesquisa científica na área da proteção contra a radiação e apoiar no desenvolvimento e revisão de ferramentas de comunicação sobre os riscos da radiação. Deve também desenvolver metodologias de trabalho, traduzidas em normas orientadoras, manuais e plataformas online, sobretudo para países de expressão portuguesa, com vista à harmonização de procedimentos em imagem médica e radioterapia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE