Saúde

Ministro da Saúde diz que país está em situação de emergência

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 04-09-2013

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, admitiu hoje que o país está em situação de emergência, mas garantiu que vai haver mais médicos para o Algarve e mais prestação de cuidados na região.

PUBLICIDADE

“Os médicos têm de ser colocados onde são necessários. E, portanto, nós temos de perceber porque é que os médicos não vêm [para os locais], uma vez que os concursos existem, e temos de corrigir de maneira a que tenhamos mais médicos”, disse o ministro Paulo Macedo, à margem da vista ao Hospital Central do Algarve (CHA).

O ministro recordou que o número de vagas que abriram para o Algarve “foi muito significativo”, porque se recorreu à abertura de um número menor de vagas para os hospitais centrais de Lisboa, Porto e Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Paulo Macedo garantiu que vai “acompanhar, com muito cuidado, estes concursos, para ter a certeza de que os médicos são colocados” na região algarvia.

A criação do centro Hospitalar do Algarve (CHA), juntando as valências hospitalares de Faro, Portimão e Lagos, é, na opinião do ministro da Saúde, uma forma de apostar num reforço dos cuidados médicos na região e uma “melhoria na qualidade de prestação de cuidados”.

PUBLICIDADE

O CHA veio permitir que haja “bastantes menos médicos contratados por prestação de serviço” e “tivemos as urgências, este ano, a serem feitas por médicos do próprio hospital”, explicou Paulo Macedo, reconhecendo que é uma “grande diferença em termos de reorganização” e uma “grande diferença em termos de aposta e investimento no Algarve”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE