A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) inaugura, na sexta-feira (12 de dezembro), os laboratórios INNOV2CARE. Representando um investimento superior a 600 mil euros, estes laboratórios estão equipados com simuladores e ecógrafos de última geração, pioneiros em Portugal – apenas uma unidade de saúde do país já dispõe destes equipamentos, sendo a ESTeSC-IPC a primeira instituição de ensino superior a disponibilizá-los em contexto de ensino.
A cerimónia tem início às 16:00 e será presidida pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através do programa Impulso Mais Digital, o projeto INNOV2CARE integra um consórcio de oito instituições de ensino superior – Universidade de Coimbra (líder do projeto), Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade da Beira Interior, Universidade dos Açores, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Viseu – com o objetivo de readequar o ensino e aprendizagem nas áreas da saúde, tendo em consideração os avanços tecnológicos e o seu impacto nos profissionais, na prestação de cuidados de saúde e nas respetivas Organizações.
PUBLICIDADE
No caso da ESTeSC-IPC, foram investidos 602.509€ na renovação de dois laboratórios afetos aos cursos de Imagem Médica e Radioterapia e Fisiologia Clínica. Entre os novos equipamentos agora colocados à disposição dos estudantes estão ferramentas de simulação ecográfica avançada, simuladores avançados de tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia convencional, procedimentos guiados por fluoroscopia, PET e SPECT-CT, e um sistema de processamento avançado de imagem médica com realidade virtual. A ESTeSC-IPC é a primeira instituição de ensino superior a disponibilizar estes equipamentos de última geração aos seus estudantes.
“Compete às instituições de ensino superior manterem-se conectadas com a realidade do contexto profissional e preparar os seus estudantes para o futuro. A aquisição destes equipamentos é mais uma garantia do ensino de excelência praticado na ESTeSC-IPC, alinhado com a desenvolvimento tecnológico e atento à evolução das profissões da área das tecnologias da saúde”, sublinha o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
