Portugal
Ministro da Economia e da Coesão Territorial marca presença no último dia da Mostra dos Fundos Europeus
Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o Convento de São Francisco, em Coimbra, vai ser palco da segunda edição da Mostra dos Fundos Europeus, uma iniciativa da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030.
O objetivo é dar a conhecer os projetos e investimentos dinamizados através dos fundos europeus em Portugal e partilhar informação sobre o acesso e o funcionamento do Portugal 2030, simplificando e aproximando este instrumento de quem o procura. Castro de Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial, estará presente na sessão de encerramento do evento.
Além do Balcão de Apoio Portugal 2030, um espaço de informação sobre o funcionamento dos apoios europeus, vai ser possível encontrar stands dos programas do Portugal 2030 e assistir a pitch de projetos inspiradores nas áreas da Inovação Verde e Descarbonização, Inovação e Inclusão Social, Território e Mobilidade, Investigação e Saúde e Formação ao Longo da Vida.
Durante os três dias, haverá ainda espaço para sessões de esclarecimento destinadas a beneficiários e potenciais beneficiários, que visam dar resposta às questões práticas e dúvidas sobre o funcionamento dos fundos europeus e do Portugal 2030, tais como: “Regras de comunicação”, “Como evitar erros na sua candidatura” e “Como evitar erros na contratação pública”.
O destaque vai ainda para a realização de quatro mesas-redondas: a primeira, no dia 3 de manhã, sobre “O que vai mudar no Portugal 2030?”; no mesmo dia à tarde, uma mesa-redonda subordinada ao tema “40 anos de adesão de Portugal à CEE”, que assinala as quatro décadas da integração de Portugal na então Comunidade Económica Europeia (1986–2026); no dia 4, de manhã, “O novo foco dos apoios à competitividade do Portugal 2030 – Tecnologias Estratégicas (STEP)” e, à tarde, sobre “Os Fundos Europeus: perspetivas de futuro no quadro do Orçamento Europeu 2028-34”, que servirá de reflexão sobre a proposta de orçamento e de Política Regional depois de 2027.
Este evento contará com a presença de membros do Governo, representantes da Comissão Europeia, representantes institucionais, membros da academia, empresários e sociedade civil.
PUBLICIDADE
