Política

Ministro da Administração Interna considera que diretora nacional do SEF fez bem demitir-se

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-12-2020

O ministro da Administração Interna considerou hoje que a diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fez bem demitir-se, justificando que o Governo não o poderia ter feito sem haver responsabilidade criminal ou disciplinar.

PUBLICIDADE

“O relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna indicia 12 pessoas, não a indiciou, mas considero que a senhora diretora nacional fez bem em entender dever cessar funções”, afirmou Eduardo Cabrita em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, o Ministério da Administração Interna comunicou que a diretora do SEF, Cristina Gatões, tinha pedido da demissão, mas sem qualquer referência ao homicídio do cidadão ucraniano, há nove meses, em instalações do SEF no aeroporto de Lisboa.

Durante a conferência de imprensa, que foi sobretudo marcada pelo tema, o ministro foi repetidamente questionado sobre o motivo para o Governo não ter decidido afastar a agora diretora cessante.

PUBLICIDADE

publicidade

“Uma pessoa dessas funções só pode ser afastada por responsabilidade criminal, por responsabilidade disciplinar ou por alteração de orientação política”, explicou o governante, justificando que não foi o caso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE