Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Ministro acompanha portugueses e está em contacto com estudantes na Turquia

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 07-02-2023

 O Governo português está a acompanhar os portugueses na Turquia, estando em contacto com seis jovens que ali se encontravam em Erasmus e estão em segurança, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

PUBLICIDADE

Através da Embaixada de Portugal em Ancara e do Gabinete de Emergência Consular, o MNE português disse hoje que “tem estado a acompanhar de perto a situação dos cidadãos portugueses que se encontram na região, atento ao terramoto que atingiu, com forte impacto, a Turquia e a Síria”.

O sismo, registado na segunda-feira e que tem sido seguido de fortes réplicas, já causou a morte de mais de 5.000 pessoas na Turquia e na Síria, deixando também milhares de feridos e outros milhares sem-abrigo no frio glacial que se faz sentir na região, mas o número ainda é provisório.

PUBLICIDADE

publicidade

Os abalos, o maior dos quais com magnitude 7,8 na escala de Richter, derrubaram milhares de edifícios no sul da Turquia e no norte da Síria. ​​​​

Em comunicado, o MNE indicou que a Embaixada de Portugal em Ancara “tem identificados os portugueses que estão na região e encontra-se a estabelecer paradeiros, realizando todas as diligências possíveis, num contexto em que as comunicações e a energia elétrica em algumas zonas ainda estão inoperacionais”.

PUBLICIDADE

“A Embaixada de Portugal em Ancara tem estado em contacto com um grupo de seis jovens portugueses que se encontravam em Erasmus +, acompanhados por duas professoras, confirmando que estão em segurança e procurando agora uma via segura para a sua saída do país”, adiantou.

Foram reforçados os canais de comunicação, tendo a Embaixada de Portugal em Ancara disponibilizado um número de telemóvel (+90 532 605 13 57) e criado um grupo no WhatsApp.

O MNE aconselha que, em caso de dificuldades, os cidadãos portugueses poderão ainda sinalizar o seu caso através do endereço de email gec@mne.pt ou pelos telefones + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472.

Segundo a informação que o MNE disponibiliza no Portal das Comunidades, são desaconselhadas “as viagens não essenciais na e para a Turquia”.

Aos cidadãos portugueses que se encontrem no país, o MNE apela a que sigam as recomendações das autoridades locais, designadamente da proteção civil e entrem em contacto com a Embaixada de Portugal em Ancara.

Segundo dados do Observatório da Emigração, residiam 284 portugueses na Turquia em 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com