Coimbra

Ministra diz em Coimbra que “cronograma” da nova maternidade está a ser cumprido (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-06-2022
A Ministra da Saúde disse hoje que o processo da construção da nova maternidade em Coimbra está a seguir o cronograma previsto e o edifício deverá estar pronto no final de 2024.
 
Marta Temido falava aos jornalistas no final da visita realizada ao Hospital Pediátrico (HP) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no âmbito da celebração do Dia Mundial da Criança. Questionada pelo Notícias de Coimbra, a governante confirmou que o processo está com o cronograma que todos conhecemos passando a palavra a Carlos Santos para mais pormenores. O presidente do conselho da administração do CHUC adiantou que “está a decorrer o concurso público para apresentação do projeto de arquitetura”. 
 
Durante o mês de junho serão recebidas “as propostas dos concorrentes para o projeto de arquitetura”, sublinhou Carlos Santos, reafirmando que a construção será iniciada em 2023 e o edifício concluído no final de 2024. 
 
Segundo o referido cronograma, a edificação do novo Departamento Materno Fetal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Maternidade de Coimbra), um investimento de 38 Milhões de euros para infraestruturas e 6,8 Milhões de euros para equipamentos, o lançamento do projeto de arquitetura ocorreu em outubro do ano passado, estando a conclusão do projeto de execução prevista para setembro do próximo ano. O processo de concurso da obra abrirá a 31 de dezembro de 2023, com o prazo de execução de um ano. 
 
Marta Temido, na companhia de Guiomar Oliveira, diretora do departamento de pediatria dos CHUC, inaugurou esta manhã no Hospital Pediátrico um painel alusivo aos 45 anos da Pediatria em Coimbra, serviço ao qual cantou os parabéns. Ainda antes visitou a Mostra de Cuidados de Enfermagem patente no hall do auditório do hospital. ​
 
O HP tem a decorrer até sexta-feira o 2º Pedcare Summit,  o 1º Pedcare Ibérico e a 2ª Mostra de Cuidados de Enfermagem Pediátrica. Dos três dias de celebração constam várias sessões que abordam uma panóplia de temas transversais à saúde, à sociedade e à pediatria, que serão abordados por ilustres palestrantes das várias áreas do saber. 

Veja as declarações de Marta Temido e de Carlos Santos a partir dos 08:30:

PUBLICIDADE

Veja o vídeo da inauguração do painel: 

 

PUBLICIDADE

Veja o vídeo da visita:

 

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o vídeo com os Parabéns:

 

Veja a intervenção de Marta Temido:

 

Veja a intervenção de Guiomar Oliveira:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE