Coimbra

Ministra da Coesão Territorial visita amanhã fábrica de Pombal que produzirá sistema anti-Covid-19 do ISEC

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-09-2020

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC desenvolveu um sistema para abrir portas sem mãos e evitar contágios de Covid-19. Concebido para hospitais e centros de saúde, o mecanismo permite acionar puxadores das portas com partes do corpo menos suscetíveis de entrar em contacto com a cara. Será produzido para os mercados nacional e internacional pela Shapetek, a empresa de Pombal que Ana Abrunhosa visita esta terça-feira.

PUBLICIDADE

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visita dia 8 de setembro, terça-feira, pela 15:00, a Shapetek, a empresa de Pombal que irá produzir em larga escala o dispositivo para abrir portas sem mãos desenvolvido pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC para evitar contágios de Covid-19.

PUBLICIDADE

Com o nome “COVID – Doors Openers”, esse mecanismo permitirá a abertura de portas sem usar as mãos, sendo a sua aplicação destinada a locais de grande afluência de pessoas como centros de saúde, hospitais, zonas comerciais, escolas, centros de dia ou lares de idosos. O ISEC é responsável pelo desenvolvimento do projeto I&DT que produzirá este dispositivo inovador de apoio à abertura de portas, o qual diminuirá os contágios associados ao novo coronavírus. 

O ISEC integra o consórcio que está a desenvolver este produto inovador, versátil – concebido para se adaptar a qualquer tipo de puxador –, de fácil instalação e baixa manutenção, com um custo acessível e que será muito útil para o combate à Covid-19. O consórcio é liderado pela empresa Shapetek – Tecnologias de Maquinação, de Pombal, e conta com a participação da Escola Superior de Educação de Coimbra, do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (Marinha Grande) e da empresa Sandredy. 

PUBLICIDADE

publicidade

“O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está muito empenhado no projeto COVID – Doors Openers, que disponibilizará um dispositivo inovador, universal – ou seja: adaptável a todos os puxadores – e que permite a abertura de portas sem necessidade de utilizar as mãos”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “O conceito deste mecanismo está a ser desenvolvido no Laboratório de Biomecânica do ISEC, em colaboração com a Shapetek e outros parceiros. Numa fase em que o combate ao COVID-19 obriga a comportamentos seguros, este dispositivo será uma resposta forte a esta pandemia”.

Luis Roseiro, responsável pelo Laboratório de Biomecânica do ISEC e coordenador do projeto, explica que a ideia em torno do sistema envolve um conjunto de elementos mecânicos de fácil montagem, associados a uma utilização intuitiva, promovendo a interação do utilizador com o dispositivo, de modo a evitar o contacto direto das mãos na abertura das portas. 

“O conceito é inovador e associa um movimento dinâmico com o conforto e ergonomia na sua utilização”, afirma Luis Roseiro. “Este dispositivo respeitará todas as normas de segurança, privilegiando o design e a robustez mecânica, garantindo um enquadramento harmonioso com o meio em que for inserido”. 

O sistema envolve um conjunto de elementos mecânicos de fácil produção e montagem, promovendo a interação do utilizador com o dispositivo, de modo a evitar o contacto direto com as mãos. “A geometria do mecanismo permitirá também uma utilização segura por parte de cidadãos com limitações de mobilidade”, afirma Luis Roseiro.

“O ISEC está empenhado em colaborar com parceiros industriais para transmitir conhecimento à sociedade e às empresas”, afirma Mário Velindro. “O nosso propósito é direcionar a investigação aplicada que desenvolvemos para as exigências que o mundo, a cada momento, nos coloca. Uma das prioridades do ISEC passa por colocar a engenharia ao serviço da saúde e da comunidade”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE