Saúde

Ministra da Saúde admite que é preciso garantir menos partos em ambulâncias

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 semanas atrás em 23-04-2025

Imagem: Facebook

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que é preciso garantir que nasçam menos bebés em ambulâncias, mas afirmou que sempre houve situações semelhantes.

PUBLICIDADE

publicidade

“O objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias, sobretudo através de gravidezes bem vigiadas. Se há uma área onde nos distinguimos nos últimos 45 anos é na área maternoinfantil e por isso o que temos é de conseguir garantir que esses indicadores se mantenham”, disse a ministra no final de uma visita ao Hospital de Santa Cruz, integrado na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental.

PUBLICIDADE

Questionada sobre os partos em ambulâncias noticiados nos últimos dias e os números que apontam para meia centena no ano passado, Ana Paula Martins referiu que sempre nasceram bebés em ambulâncias e vão continuar a nascer em alguns momentos, porque não é possível evitar em algumas circunstâncias.

“Mas naturalmente que não é de forma alguma o nosso objetivo”, declarou.

Ana Paula Martins reagiu também às críticas do ex-diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, em entrevista à Antena 1, defendendo que o plano de emergência e transformação da saúde não falhou.

“O plano está em desenvolvimento e tem uma grande parte das medidas preconizadas já atingidas”, sublinhou a ministra.

Fernando Araújo defendeu, na entrevista, a demissão de Ana Paula Martins.

“Compreendo que o ex-diretor executivo, que se demitiu e bateu com a porta à direção executiva, por sua vontade, também não tinha um plano, pleno menos não o reconheço”, retorquiu a ministra.

“É surpreendente que o ex-diretor executivo apareça agora a toda a hora, quando não aparecia quando era diretor executivo, mandava sempre alguém por ele. Agora pelos vistos todos os dias dá entrevistas”, expressou a ministra desafiando o atual cabeça de lista do PS pelo circulo do Porto: “Gostava era que ele debatesse com o Dr. Paulo Rangel e não desertasse dos debates, que foi aquilo que fez”.

Sobre o encerramento recorrente de urgências, a ministra admitiu que há uma preocupação com a Península de Setúbal, mas insistiu que há sempre profissionais a trabalhar em urgência hospitalar, mesmo que um determinado serviço esteja sem capacidade de resposta.

A ministra visitou hoje o Hospital de Santa Cruz, pelos 45 anos da unidade e a apresentação de um sistema que permite registar o equipamento usado pelos profissionais, sem que tenham de perder tempo com registos manuais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE