Política

Ministra da Justiça diz que João Galamba a contactou para alertar PJ sobre computador

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 17-05-2023

A ministra da Justiça afirmou hoje que recebeu um telefonema do ministro das Infraestruturas para estabelecer um contacto com a Polícia Judiciária sobre o alegado roubo de um computador por um ex-adjunto de João Galamba.

PUBLICIDADE

“Eu confirmo, de facto, que o senhor ministro das Infraestruturas nesse dia me ligou. Confirmo também que o teor da conversa foi sobre a Polícia Judiciária (PJ). Isto é, foi uma conversa curta, que durou dois minutos. Foi a duração da conversa com o senhor ministro”, afirmou Catarina Sarmento e Castro.

A ministra da Justiça falava numa audição na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, sobre o “contexto e enquadramento legal da intervenção do Serviço de Informações e Segurança (SIS) na recuperação do equipamento informático e documentos classificados” na posse de um ex-adjunto do ministro das Infraestruturas.

PUBLICIDADE

Após ter sido questionada pelo líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, sobre o seu envolvimento neste caso, Sarmento e Castro disse que João Galamba lhe telefonou, por volta das 23:00, no dia 26 de abril, para que a ministra o pusesse em contacto com a PJ.

“O senhor ministro estava preocupado, manifestou essa preocupação e pretendia, no fundo, alertar a PJ. E como quem tem a competência é a ministra da Justiça nessa área, naturalmente contactou a ministra da Justiça para que estabelecesse o contacto”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

A governante salientou que João Galamba foi a única pessoa com quem falou e reforçou que o intuito da conversa traduziu-se, “pura e simplesmente, em estabelecer contacto com a PJ”, o que disse que fez.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE