Coimbra

Ministra da Coesão Territorial inaugura exposição do Centro de Informação da Europa da Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-09-2020

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou hoje a exposição “Política de Coesão da União Europeia” do Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, no Município de Tábua.

PUBLICIDADE

Este projeto, realizado em parceria com o Europe Direct da Região de Aveiro no âmbito do programa “O Futuro da Política de Coesão na Região Centro” – financiado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG Regio) e União Europeia -, pretende dar maior notoriedade e visibilidade aos apoios da União Europeia ao nível Regional.

PUBLICIDADE

«A política de coesão está patente aqui em todos os projetos, e como a politica de coesão usa fundos públicos dos impostos dos europeus, é muito importante que também prestemos conta dos projetos que apoiamos e que os cidadãos tenham consciência de que muito do que é o seu dia a dia, dos benefícios destes projetos, resultam precisamente da visão estratégica que nós como EU temos», afirmou Ana Abrunhosa, destacando que, «na maioria das vezes, os territórios individualmente beneficiam mais do que aquilo que é a fatia de cada concelho, e estes projetos que estão nesta exposição são exemplo disso. É enquanto região que temos de trabalhar e isso de facto é a coesão».

A exposição é composta por duas partes: a primeira parte é a explicação sobre o que é Política de Coesão e os seus fundos, utilizando uma linguagem simples e acessível e a segunda parte tem exemplos práticos de práticos de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020, nos três fundos da coesão: Fundo Social Europeu, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e Fundo da Coesão. Nas próximas semanas, a exposição, irá estar patente nos vários municípios da nossa Região.

PUBLICIDADE

«Esta CIM tem sido uma referência a nível nacional. Olhámos com receio, no início, para o facto de ser uma comunidade intermunicipal heterogénea, grande, mas os autarcas souberam fazer união na diversidade. E isso é coesão, é respeitarmos as especificidades dos territórios, saber adaptar as medidas nacionais às realidades dos territórios», concluiu a governante.

Do programa “O Futuro da Política de Coesão na Região Centro”, faz ainda parte um grande debate em torno do Futuro, dos benefícios e do valor acrescentado da Política de Coesão para os Cidadãos, intitulado “O Futuro da Política de Coesão na Região Centro” organizado em parceria com a CCDRC e os Europe Directs, agendado para o início do mês de outubro em regime online.

Para além desta exposição, encontra-se a partir de hoje disponível na Biblioteca Municipal João Brandão (Tábua), a exposição “As Aventuras do Pinóquio”, no âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas. Está disponível a obra escrita em mais de 30 línguas.

Para além disso, as ações do programa “Cohesion funds 4 Teen” vão ter início no próximo mês, com o objetivo de aproximar os jovens da Política da Coesão, que contam conta com testemunhos da Comissária Elisa Ferreira, da Ministra Ana Abrunhosa, da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal Sofia Colares Alves e da Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE