Educação

M(in)istério da Educação e do Amianto

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-03-2014

O Ministério da Educação vai responder à intimação que a Federação Nacional de Professores (FENPROF) entregou em tribunal, mas o ministro garante que a divulgação da lista de escolas que contêm amianto não tem prazo.

PUBLICIDADE

“Há aí uma confusão, há um prazo de 10 dias para responder a uma carta da FENPROF e esse prazo de 10 dias para responder à carta da FENPROF será, com certeza, cumprido. Mas é um prazo para dar uma resposta, não é um prazo para divulgar a lista tanto quanto aquilo que nos chegou hoje ao conhecimento”, disse Nuno Crato aos jornalistas.

Em declarações na Figueira da Foz, à margem da inauguração da exposição “A Física no Dia-a-Dia”, Nuno Crato afirmou que a lista de escolas onde existe amianto “será divulgada quando estiver perfeitamente completa”.

PUBLICIDADE

“Mas é preciso, também, ter algum cuidado com o alarmismo que se pode gerar”, avisou Nuno Crato, explicando que o amianto “pode tornar-se um problema quando está exposto e degradado”, mas que quando está “devidamente protegido não é um problema”.

O ministro garantiu que os casos que podem constituir perigo para a saúde pública “estão a ser atacados com a máxima prioridade”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos a atuar com prioridade para os casos imediatos, mas estamos também a fazer um levantamento que nos permita ter uma remoção faseada de acordo com as possibilidades de remoção”, alegou.

Nuno Crato lembrou que o ministério da Educação começou a trabalhar na remoção das placas de fibrocimento contendo amianto “há mais de um ano” e que as intervenções para remoção do amianto já ocorreram “em mais de 100 escolas”.

“Precisamos de atacar os problemas mais urgentes e os problemas mais urgentes são os do amianto exposto e esses problemas continuarão a ser atacados durante as pausas escolares. Não podemos fazer remoções de amianto enquanto as aulas estão a decorrer”, frisou o titular da pasta da Educação.

Adiantou que as remoções vão continuar nas férias da Páscoa e outras no Verão.

A FENPROF anunciou sexta-feira que o Ministério da Educação tem 10 dias a partir daquela data para responder à intimação que a estrutura sindical entregou em tribunal para saber quantas escolas contêm amianto na construção.

De acordo com a federação, o Ministério da Educação e Ciência tem agora de responder à questão colocada ou “justificar de forma atendível, caso não responda”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE